São Sepé teve primeira sessão de cinema para autistas

0
92

ppci - resfria - popular


autistas cinema
Fotos: divulgação

Uma ação inédita foi realizada em São Sepé no último domingo, 22. A primeira sessão de cinema especial para autistas realizada no auditório do Centro Cultural foi considerada um sucesso. Os participantes quebraram paradigmas e mandaram embora o preconceito.

O filme “O Bom Dinossauro” foi exibido aos portadores de Transtornos do Espectro do Autismo em uma sessão com características próprias para este público em especial, que é apresentada à meia luz, com som baixo e sem trailers.

Desde 2011, o Rio Grande do Sul tem buscado através da formulação de políticas públicas, garantir a autonomia e ampliação do acesso à saúde, à educação e ao trabalho, sendo instituído a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Junto com a Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, foi instituída a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Izabelle Ribeiro, explicou que o órgão, junto com a Coordenação da Estratégia da Saúde da Família tem buscado a implementação destas políticas em São Sepé. Izabelle destacou a fundamental parceria da Associação de Deficientes Físicos (ASDEF), Associação de Mães e Pais de Pessoas Autistas de São Sepé (AMPASS) e União Faz a Vida.

“Assim buscamos reinserir essas pessoas na comunidade e também desmistificar os preconceitos que circundam os transtornos”, destaca a coordenadora.

Durante a sessão as crianças e jovens autistas que participaram puderam se levantar e andar pelo auditório, e tudo foi acompanhado sob os olhares dos pais e responsáveis que aplaudiram a iniciativa.

o bom dinossauro