São Sepé contará com estação meteorológica do Governo do Estado

0
157


 

Na quarta-feira, 11, a Prefeitura de São Sepé recebeu autorização do Governo do Estado para instalar uma Estação Meteorológica na Escola Municipal João Pessoa, no Tupanci.

Conforme Flávio Varone, meteorologista pesquisador da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o equipamento fará parte do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), para monitorar questões de temperatura, precipitações, irradiação solar, temperatura do solo, umidade, e força dos ventos.

O objetivo do monitoramento do clima na região de São Sepé é a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Estado.

Desde 2019 em atividade, o Simagro estima que até o final de 2023, a rede própria do Estado contará com 100 pontos de coleta de dados agroclimáticos.As estações, conforme o meteorologista do Simagro visam auxiliar o produtor no planejamento da safra de acordo com os índices climáticos. “Vamos gerar para a região índices específicos. Podemos mapear condições meteorológicas que são favoráveis ao desenvolvimento, situações de estiagens que também são monitoradas, dentre outros fatores”, revela o pesquisador Varone.

O projeto Simagro visa estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, onde a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação fornece a estação, e a Prefeitura (produtor rural ou empresa) entra com uma estrutura para fixação do equipamento e internet para envio dos dados coletados. Conforme o prefeito João Luiz, a escolha da Escola Municipal João Pessoa, no Tupanci, é ideal, porque, além de possuir a infraestrutura, segurança e possibilitar acesso à internet, a área está descoberta pela rede de estações meteorológicas existentes. “É interessante colocar essa pauta, da tecnologia para agricultura moderna, na pauta dos alunos, será um equipamento que vai motivar o estudo nessa área de ensino”, disse o prefeito.

Os alunos poderão acessar os dados coletados pela estação meteorológica em um aplicativo gratuito, e as informações de todas as estações são disponibilizadas no site simagro.rs.gov.br.

 

 

Informações: A.I. Prefeitura Municipal