Saiba como fica a situação de São Sepé após nova atualização das bandeiras no RS

0
117


 

A região de Santa Maria, que engloba 32 cidades, passou a ser classificada de forma preliminar com a bandeira vermelha no sistema de Distanciamento Controlado do governo estadual, divulgado na tarde desta sexta-feira. Entretanto, as regras mais rígidas, como o fechamento do comércio não essencial, só passam a valer na próxima terça se a região permanecer nessa classificação na bandeira definitiva, divulgada na próxima segunda.

Conforme o Estado, o que chama a atenção na região de Santa Maria é que, em uma semana, os casos de pacientes com a Covid-19 internados em UTI saltaram de 10 para 18. Além disso, foram de 13 para 23 os casos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já os leitos de UTI livres caíram de 49 para 36.

A bandeira vermelha significa “risco alto”. Apenas a região de Bagé seguiu na laranja, de risco médio. A região de Pelotas, que estava com a bandeira vermelha, foi a única que apresentou melhora, sendo classificada com a laranja.

A partir da tarde desta sexta até a manhã de domingo, os prefeitos podem apresentar recursos ao Estado alegando possíveis erros nos dados e uma reconsideração de bandeira. Isso é analisado na segunda-feira de manhã, pelo Gabinete de Crise, e o mapa definitivo é divulgado durante a tarde. As regras da bandeira vermelha só passam a valer a partir das 0h de terça-feira.

Uma das regras do modelo de distanciamento controlado permite que municípios classificados nas regiões em bandeira vermelha, mas que não apresentam óbitos nem hospitalizações pela Covid-19 nos últimos 14 dias podem seguir as regras da bandeira laranja, ou seja, com menos restrições às atividades econômicas. Este é o caso do município de São Sepé.

De acordo com o Procurador Jurídico do Município, Cláudio Adão Amaral de Souza, o que deverá ser feito é a edição de um decreto, mantendo ainda os dados rigorosamente atualizados junto aos sistemas oficiais SIVEP e E-SUS. A informação também foi confirmada pelo prefeito Léo Girardello.

Além da região de Santa Maria, oito regiões apresentaram piora nos indicadores com relação à semana anterior: Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana saíram da bandeira laranja para a vermelha, juntando-se a Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que já estavam com risco alto.

Com isso, 469 municípios (do total de 497) estarão preliminarmente classificados em bandeira vermelha, somando 10.273.823 habitantes, ou seja, 91% da população gaúcha (11.329.605 habitantes).

 

 

* com informações DSM