Prefeito eleito pede esclarecimento sobre compras da pandemia

0
154


 

O relatório de novembro da ONG Transparência Brasil, que apresenta São Sepé como um dos dez municípios gaúchos com maior número de compras preenchidas incorretamente nos processos de dispensa de licitação relativas a COVID-19, motivou o prefeito eleito João Luiz Vargas encaminhar solicitação de informação desta situação ao atual Governo Municipal. O pedido foi protocolado essa semana, tão logo a ONG disponibilizou o relatório. No documento, os valores das compras de São Sepé são comparados com produtos adquiridos em outros municípios da região e do Estado e há, em alguns casos, o indicativo de variação de preços.

Na análise de João Luiz, tal fato deve ser esclarecido, já que a maioria das compras foi feita por Dispensa de Licitação, ou seja, de forma direta. “O tema é muito delicado e não tem a ver com má-fé, mas o fato das informações disponibilizadas serem precárias, conforme a ONG Transparência Brasil, não há condição de saber se as compras foram feitas com sobrepreço. Temos que ter todo o zelo e dar total transparência a este tipo de situação e é fundamental que oportunizemos ao Governo Municipal esclarecer os atos praticados em 2020”, disse João Luiz.

O relatório aponta que São Sepé comprou 300 testes rápidos por preço 219% superior a media praticada no Estado do Rio Grande do Sul e máscaras descartáveis com preços de até 400% a mais do que a mediana no Estado. Todos os dados e o comparativo de preço estão disponíveis no link https://comprasemergenciais.transparencia.org.br/municipio/contratos.