Obino

Boletim aponta mais casos de Gripe A na região


 

Foto: arquivo/Sergio Menezes

De acordo com o último boletim epidemiológico de Influenza, divulgado na quarta-feira, 28, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Região Central tem mais dois casos confirmados de Gripe A.

Cruz Alta, que já tinha um registro de Influenza A (H1N1) em uma criança, agora tem mais uma confirmação da doença. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o caso mais recente é de uma criança de, que era vacinada. A criança precisou ficar internada, mas já recebeu alta hospitalar.

Cacequi, que até então não tinha apresentado nenhum caso, agora possui um resultado positivo, também para o subtipo H1N1. No entanto, de acordo com o secretário adjunto de Saúde do município, Ozório Araujo Dias, a prefeitura ainda não foi notificada e, por isso, não tem informações sobre o paciente.

Além desses dois municípios, Santa Maria também faz parte das cidades da região com confirmações do governo do Estado, com três casos confirmados, incluindo um óbito de uma idosa de 61 anos, ocorrido em 25 de julho. Com as duas confirmações desta semana, a Região Central já concentra 14 casos de gripe em 2019 – 13 de Influenza A subtipo H1N1 e um do subtipo H3N2.

 

No Estado

Até o dia 24 de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 38 mortes por Gripe A – cinco a mais do que em relação ao último relatório. No mesmo período do ano passado, foram 92 mortes por Influenza. Até agora, são 582 casos confirmados da doença em todo o Estado.

Apenas os casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados e fazem parte do boletim.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria

 

 

Comments are closed.