Aprovados no concurso da Polícia Civil promovem roda de chimarrão

0
117
Fotos: divulgação

 

Fotos: divulgação

Os aprovados no concurso da Polícia Civil do RS em 2018 de Santa Maria e região aproveitaram o sábado de sol do dia 13 de abril para confraternizar em uma roda de chimarrão.

O evento, que aconteceu no Parque da Medianeira, em Santa Maria, integrou as ações que são realizadas em todo o Estado, visando chamar a atenção do Governo do Estado para a importância da convocação de todos os aprovados no certame de 2018, diante do déficit da instituição que já é o maior da história.

Recentemente foi realizado um concurso com 1200 vagas para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia (600 para cada cargo). O certame recebeu mais de 40 mil inscritos, sendo que destes, somente 2.418 candidatos foram aprovados em todas as fases e a defasagem atual da Polícia Civil é de mais de 4 (quatro) mil agentes.

Além disso, o Estado possui municípios com apenas um policial. A necessidade é de aproximadamente 9.600 agentes e há efetivo de 4.950, num déficit aproximado de 50%. Atualmente 426 alunos estão no curso de formação que devem encerrar em julho, por outro lado, até o final do ano estão previstas aproximadamente 700 aposentadorias, o que piora ainda mais a situação do efetivo.

Em clima de amizade e coleguismo, a roda de chimarrão seguiu durante a tarde recebendo, além dos aprovados, amigos e familiares que aproveitaram para discutir sobre novas mobilizações e a expectativa da convocação. O evento teve apoio da Erva Mate Taquapy, de Restinga Sêca.

Além do evento em Santa Maria, os Aprovados PCRS também realizaram outras ações pelo Estado, com o intuito de chamar a atenção do Governo. Em Uruguaiana, Alegrete, Lajeado e Porto Alegre, foram realizadas doações de sangue.

A campanha é em alusão ao Dia do Policial Civil, comemorado em 21 de abril. A Doação de Sangue segue até o final do mês de abril, em Pelotas, Rio Grande, Cruz Alta e Bagé.