Alunos de escola rural conhecem jazida de carvão em São Sepé

0
157


Fotos: divulgação

A importância da pesquisa de campo nas aulas de Geografia reside em ressignificar o conteúdo a partir do espaço de vivência dos alunos, de modo que os mesmos se tornem mais críticos e participativos na sociedade em que atuam. Com esse objetivo, alunos no 7º ano da Escola Municipal Coronel Chananeco, do Cerrito do Ouro, foram conhecer de perto uma jazida de carvão.

A visita aconteceu dia 12 de abril na localidade de São Rafael, no interior de São Sepé, região rica em carvão mineral.

Segundo a professora Elisares Schirmann, “é importante para a aprendizagem deles ir além da porta da sala de aula. Ver com os próprios olhos o que muitas teorias afirmam. A aula de campo serve como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia”.

Após visitarem a mina e realizarem a observação do processo do mineral, os estudantes irão fazer uma pesquisa para saber da importância e o potencial que o carvão representa para São Sepé.

“Foi bem interessante, porque nenhum deles conhecia e nem sabia da existência da jazida. Muitos pensavam que o carvão era o mesmo que faziam fogo para churrasco. Parecia que o carvão mineral era coisa de outros lugares. Estas saídas de campo fazem despertar o interesse pelo novo”, salienta.

De acordo com a professora, os alunos irão aprofundar um estudo mais detalhado para saber mais sobre o mineral. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados assim que os trabalhos forem concluídos.