Zizi Machado

É tempo de recomeçar…
0
124

Olá prezados leitores!

Mais um ano se foi e outro começa; e cá estamos nós, cheios de esperança para começarmos um novo ciclo. Porque querendo, ou não, é um momento de reflexão e avaliação das nossas ações durante o ano que passou, a fim de projetarmos o ano vindouro.

Pode ser que para os pessimistas ou até mesmo céticos, esse momento seja igual a qualquer outro, pois entra ano, sai ano, e os problemas são os mesmos, a rotina é a mesma, as contas mensais continuarão a chegar, etc.. E de certa forma, analisando friamente, é bem isso. Porém, eu prefiro abordar esse tema de forma mais otimista, afinal, o que seria de nós se não tivéssemos sonhos, expectativas novas, objetivos?

É claro que o momento de pararmos para refletir e renovarmos nossas energias e esperanças, pode ser em qualquer período do ano, mas, simbolicamente, o ano novo traz consigo essa particular capacidade de despertar nas pessoas a sensibilidade, a ponto de fazê-las baixar a guarda e se colocarem numa condição mais receptiva para o entendimento e a compreensão com o seu próximo, aceitando mudar em si aquilo que, de certa forma, os impedem de serem mais felizes.

Quero dizer com isso, que, para termos mudanças positivas em nossas vidas, precisamos, acima de tudo, estarmos abertos, confiantes, e com aquela real intenção de nos modificarmos (nem que seja um pouquinho) para melhor. Ou seja: ao invés de lamentarmos a rotina de trabalho, deveríamos agradecer a Deus por termos um emprego e a saúde para podermos executá-lo; ao invés de reclamarmos das contas que chegam, melhor seria agradecermos por termos condições de pagá-las, e assim por diante.

Problemas todos nós temos e sempre teremos, independente do “tamanho” e da “quantidade” deles. Aliás, muitos não se dão conta, mas a verdade é que somos nós mesmos que dimensionamos nossas dificuldades; sim, temos a habilidade, quase que inconsciente, de supervalorizar ou amenizar nossos problemas, tudo vai de acordo com a maneira como os encaramos. Prova disso temos todos os dias, a todo o momento. Basta olharmos para o nosso lado e vermos que sempre, mas sempre mesmo, tem alguém numa situação bem pior que a nossa, mas que não fica, necessariamente, se lamuriando por causa dela.

Então, para este 2015, desejo que todos nós possamos renovarmos nossas energias e esperanças de verdade, independente do que tenha acontecido em 2014. E encerro com uma frase do saudoso Chico Xavier que diz: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Muita luz e muita paz a todos!

 

– Zizi Machado é graduada em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano, e pós-graduada em Comunicação e Projetos de Mídia pela mesma instituição. Trabalha como jornalista, apresentadora/locutora e repórter na Rádio Fundação Cotrisel de São Sepé – RS.