Obino

Voluntários buscam ajuda para cão comunitário que passou por cirurgia


 

Fotos: divulgação

Um grupo de voluntários de São Sepé está se mobilizando para buscar ajuda financeira para um cão comunitário que precisou passar por cirurgia. O cachorro, chamado “Guri” (à direita na foto acima), está sempre acompanhado de sua fiel escudeira, a “Frida”, pelas ruas do Centro da cidade e é conhecido por todos.

Recentemente o cão travou uma batalha. Há algum tempo, ele apresentava um problema na região do ânus. Apesar das tentativas de tratamento em São Sepé, no dia 1º de setembro esse problema se agravou. Diante da gravidade da situação, os voluntários levaram o cão “Guri” até uma clínica veterinária em Santa Maria.

O grupo de voluntários destaca que no Brasil não há saúde pública para animais e por isso era necessário que fosse realizado um procedimento em uma clínica particular, já que o quadro do cão era gravíssimo e o animal corria risco de morte.

Após exames, o veterinário responsável diagnosticou um rompimento do músculo e deslocamento da bexiga, onde foi feita cirurgia e colocação de uma “tela” de sustentação, sendo que anteriormente foi necessário fazer uma drenagem para que ele pudesse esvaziar parcialmente a bexiga e logo uma sondagem vesical, pois não urinava há dias e estava com potássio no sangue, intoxicado pela própria urina. Além disso, para a surpresa dos voluntários, o cão estava com uma grave hemorragia decorrente de uma úlcera no estômago o que veio a agravar consideravelmente o quadro que já era muito difícil.

 

Custo da cirurgia

O custo da cirurgia e internação na clínica com descontos por ele ser um cachorro comunitário, foi de: R$: 1.550 (um mil quinhentos e cinquenta reais), mais medicamentos (R$ 381,00) e hospedagem.

Diante disso, os voluntários estão pedindo doações para arcar os custos do tratamento. Qualquer ajuda é bem-vinda.

 

Como ajudar

Conta Banrisul

Agência: 0414

Conta: 35020162-09

Lisandra Brum Kabbas

 

Ainda nos próximos dias serão colocadas caixinhas para doações voluntárias nos seguintes estabelecimentos comerciais: Gato na Brasa, The Mercês, Loja Audácia e Loja Peripécia.

 

 

 

Comments are closed.