Vigilância Sanitária exige adequações no Hospital de Formigueiro

0
56

cabecalho-site


A Vigilância Sanitária da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) vistoriou o Hospital Municipal Dr. Pedro Jorge Calil, de Formigueiro, nesta quinta-feira, 3. A ação faz parte das visitas que acontecem desde 2012 ao hospital e fazem parte do processo de renovação do alvará de funcionamento.

De acordo com a 4ª CRS, já foram exigidas uma série de adequações no prédio, entre elas, a criação de um setor específico de limpeza, adaptação da farmácia e do quadro funcional. Durante a visita desta quinta, constatou-se a falta de um farmacêutico.

A direção do hospital explica que o profissional pediu demissão do cargo público recentemente e um novo não foi contratado. O prefeito Gildo Bortolotto (PDMB) diz que há dificuldade em encontrar uma pessoa com as qualificações exigidas para assumir o cargo. Apesar disso, não há problema no fornecimento de medicamentos, que é feito por enfermeiros.

Questionada sobre se seria possível o hospital fechar, a 4ª CRS disse que é possível que enfrente restrições caso não faça as adequações determinadas até dia 11 deste mês.

“Caso haja restrição, julgo que seria péssimo para Formigueiro e para a região, pois as pessoas terão de buscar atendimento em Restinga Seca ou em Santa Maria”, relata o prefeito Bortolotto.

Farmacêuticos interessados em ocupar o cargo podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (55) 9936-4830 ou com o hospital no (55) 3236-1312.

O Hospital de Formigueiro atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 23 leitos, 35 profissionais e atende pouco mais de mil pessoas em casos de urgência, emergência e baixa complexidade.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria

 

rodape