Vacinação contra paralisia infantil e sarampo é prorrogada em São Sepé

0
77
Foto: Camila Domingues/arquivo/Palácio Piratini


 

Foto: Camila Domingues/arquivo/Palácio Piratini

A campanha de vacinação contra a pólio (paralisia infantil) e o sarampo foi prorrogada em São Sepé até o dia 14 de agosto. O município sepeense está próximo de atingir a meta da campanha, que é de 95% em crianças de 1 ano e menores de 5 anos.

Conforme a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Centro, Enfermeira Anna Paula Beltrame, São Sepé atingiu até o momento 84,65% de cobertura com 833 doses aplicadas. Ainda faltam se vacinar 151 crianças nesta faixa etária.

Em São Sepé a vacinação é realizada no posto de saúde do Centro (Rua Percival Brenner, ao lado do prédio da antiga Caixa Estadual), de segunda a sexta-feira. Os horários de atendimento são segunda-feira (das 8h às 12h e das 14h30min às 16h) e de terça a sexta-feira (das 8h às 12h e das 13h às 16h).

 

Sarampo

O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No RS, até o momento, são 23 casos confirmados, dos quais 16 foram em Porto Alegre. Os demais ocorreram em residentes de São Luiz Gonzaga (1 caso), Vacaria (1), Viamão (3) e Alvorada (2).

 

Pólio

Também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.