Trabalho de Artesãos do município vira projeto acadêmico e será apresentado em seminário de cultura

0
75

ppci - resfria - popular


IMG_5242-2

A Associação de Artesãos de São Sepé (ASSASP) tem um motivo extra para comemorar o resultado do trabalho desenvolvido no município. Além de produzir e comercializar diversas peças exclusivas, a iniciativa, agora, também ganha o espaço acadêmico e fará parte dos trabalhos apresentados em seminário na cidade de São Luiz Gonzaga.

Estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz (UNISC) foram os responsáveis pela abordagem ao tema que será apresentado durante o “EMICult ­ 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura”. Elas estudam a cultura e capital social como elementos do desenvolvimento, sendo que o artesanato constitui um movimento de resistência à homogeneização de processos e saberes.

A mestranda Adriana Martini Correa Pedroso (de São Sepé) e Cristiane G. Bortoluzzi(de Santa Maria) realizam o estudo que será apresentado na URI em agosto.

“Além de estudar o tema, nosso objetivo é também divulgar e dar visibilidade ao artesanato de São Sepé. A associação dos artesãos é um exemplo de riqueza cultural local que além de se preocupar com uma produção rica em traços culturais próprios ainda produz um capital social resultante da  relação associativa, objeto de nossos estudos”, ressaltou Adriana.

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé

 

Guilherme Motta