Temporais se espalham mais sobre o RS nesta sexta-feira

0
47
Foto: reprodução


 

Foto: reprodução

 

A frente fria que provocou chuva em áreas do sul do Rio Grande do Sul está se afastando para alto mar. No entanto, nesta sexta-feira, 28, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica em alto mar vai reforçar as áreas de instabilidade que já atuavam sobre o estado.

O alerta é para temporais, que podem vir acompanhados de raios e ventania, especialmente nas áreas gaúchas próximas à fronteira com o Uruguai, inclusive em Bagé e Pelotas. Na Grande Porto Alegre, em Santa Maria e em São Luiz Gonzaga, o predomínio será de céu nublado, e há risco de chuva moderada a forte a qualquer hora do dia.

Em áreas do norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul catarinense, a sexta-feira começa com sol e a sensação será de tempo muito abafado. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta nesses locais e pode chover de forma isolada.

 

Ar seco predomina

Apesar da chuva em algumas áreas, grande parte da Região Sul do Brasil continua sob predomínio de uma grande e forte massa de ar seco nesta sexta-feira. No entanto, com as baixas temperaturas da madrugada, o amanhecer ainda será com bastante névoa e nevoeiro em Curitiba, mas aos poucos o sol aparece forte e predomina. Os índices de umidade relativa do ar devem ficar muito abaixo do recomendável em todo o interior paranaense.

 

Frente fria à vista!

No sábado, 29, uma nova frente fria vai se formar e avançar sobre a costa do Rio Grande do Sul, o que vai colaborar para a manutenção das áreas de instabilidade no estado. Apesar das aberturas de sol, a chuva pode acontecer a qualquer momento nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai. Na Grande Porto Alegre, a chuva se concentra apenas entre a tarde e à noite.

No domingo, 30, as instabilidades associadas à frente fria vão se espalhar mais e praticamente todas as áreas gaúchas terão um dia chuvoso. Apenas no extremo norte do estado e no litoral sul catarinense, é que a chuva deve ocorrer apenas à tarde. Em Florianópolis , Curitiba e nas demais áreas da Região Sul, não há previsão de chuva.

 

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

 

Fonte: Climatempo