Tecnologia da Informação fomenta empreendedorismo e inovação

0
414


 

É fato que o avanço tecnológico mudou hábitos, aproximou culturas e proporcionou o surgimento de novos negócios. Todos esses produtos da tecnologia carecem de manutenção e evolução constante, além de profissionais capacitados. É o que diz Giuliano Lanes, especialista em Sistemas da Informação, e docente do Senac Santa Maria.

Quando se fala em expectativas para o mercado de Tecnologia nos próximos 5 anos, Giuliano afirma que vivemos na era digital proporcionada pela tecnologia da informação e suportada pela rede mundial de dados, conhecida como internet. “Essa globalização aproximou países e continentes geograficamente distantes permitindo que mais postos de trabalho em Tecnologia da Informação (TI) fossem criados e/ou disponibilizados. Deste modo, profissionais de um continente podem trabalhar com equipes de outro continente”, explica o docente.

 

Falta de profissionais em TI

Segundo pesquisas recentes, o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024, porém, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. “Quando falamos em requisitos que o mercado exige do profissional podemos citar as hard skills (conhecimentos técnicos), como as principais tecnologias, em que se destacam: Python, dot Net, React, React Native, Flutter, dentre outras. Além disso há as soft skills (questões comportamentais), em que ressalto a comunicação escrita e verbal, pois o desenvolvimento de software não é realizado sozinho (trabalhos em equipes multidisciplinares)”, exemplifica o especialista.

Para Lanes, a visão do dono de negócio precisa ser acompanhada com a consciência da importância da realização do trabalho, de realizar entregas de qualidade e dentro do prazo. E, por fim, a mais importante delas, de acordo com o docente, é ter um segundo idioma que habilite o profissional em equipes multifuncionais e multidisciplinares. “Algumas pesquisas indicam que saber outro(s) idioma(s) fluentemente aumentam o salário em até 61% maior em relação ao mesmo posto de trabalho com o idioma em nível básico”, enfatiza.

Outro aspecto que movimenta esse mercado é a atual crescente do agronegócio, que demanda por desenvolvimento tecnológico. Segundo Lanes, há muito espaço para empreender e inovar. Isso porque existem muitas oportunidades no setor de infraestrutura que se acelerou por conta da pandemia, pois muitos negócios migraram do físico para o digital.

“Assim como muitas profissões tornaram-se remotas demandando muito mais das empresas de internet e comunicação de dados. E, por fim, destaco os profissionais especialistas em Segurança da Informação. Para quem deseja ingressar na área da Tecnologia da Informação e ainda não sabe como, aí vão três dicas: estar atento às tecnologias em evidência, aprender um novo idioma e realizar capacitações profissionais em instituições de ensino reconhecidas”, finaliza o docente.

Quer ser um profissional de Tecnologia da Informação? Saiba mais sobre os cursos em www.senacrs.com.br/santamaria, pelo telefone (55) 3225-2121 ou ainda pelo WhatsApp (55) 99600-8063. O Senac Santa Maria fica localizado na rua Professor Braga 60 – Centro.