Sicredi realizou ações no Dia de Cooperar em São Sepé e Vila Nova do Sul

0
93


O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – é o programa de responsabilidade social das cooperativas que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário em todo o Brasil.

No primeiro sábado de julho, cerca de 1600 voluntários da região dedicaram seu tempo para transformar pequenas atitudes em grandes movimentos de cooperação, além de celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo.
Indiretamente, 47 mil pessoas foram beneficiadas com as iniciativas da Sicredi Região Centro no Dia C.

As ações foram realizadas simultaneamente em 13 municípios, através de 22 ações. Associados e colaboradores se reuniram em espaços e entidades públicos, levando alimentos e trabalho voluntário juntamente com ações sociais em diversas comunidades.

Para Luiz Alberto Lopes, diretor executivo da Cooperativa, esse dia é um momento de estar perto das pessoas e de transmitir a mensagem de que temos de nos mobilizar e trabalhar por um mundo mais justo e sustentável.

Em Vila Nova do Sul, um arraiá na Escola Maria Pereira Teixeira marcou a entrega das doações arrecadas pela agência Sicredi para crianças carentes. Foram contabilizados 100 kg de alimentos, além de 900 peças de roupas e cobertores. A ação envolveu colaboradores, associados e entidades do município.

Em São Sepé, 2 toneladas de alimentos foram arrecadados em uma iniciativa da Cotrisel em parceria com o Sicredi em prol do Lar do Idoso e da Liga de Combate ao Câncer de São Sepé. Uma grande mobilização aconteceu no sábado, 1º de julho, no Mercado da Cotrisel.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia C é a oportunidade que as cooperativas têm para estar próximas à comunidade. “Diferente do que o nome pode sugerir, as ações ocorrem ao longo de todo o ano, e não apenas em um dia. São projetos contínuos que promovem uma verdadeira transformação social nas comunidades, como melhorias expressivas no cuidado à saúde, à educação, ao meio ambiente e diversos outros aspectos, dependendo das necessidades específicas de cada localidade”, ressalta.