Servidores estaduais de São Sepé tiveram empréstimo descontado antes de receber depósito

0
173
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

anuncios - materia


Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Servidores públicos estaduais de São Sepé também tiveram uma surpresa ao consultar o saldo bancário na terça-feira, 21, ao verem que o Banrisul havia descontado o valor do empréstimo firmado no final do ano passado sem antes ter depositado o valor referente ao 13º salário antecipado.

Um dos servidores atingidos pela medida, Fernando Vasconcellos disse que o empréstimo foi cobrado, mas depois não foi creditado pelo governo de José Ivo Sartori. Por meio de uma rede social, o servidor reclamou dizendo: “passar o cartão e não ter limite no posto e no mercado para quem trabalha é vergonhoso”; “o Banrisul não deixou de cobrar a parcela do banricompras, como não tinha fundo mais uma taxinha de R$ 46,00 (quem paga?)”; “a bagunça que o governo atribui ao banco e o banco não sabe explicar sempre sobra para o sistema… mas quem paga o pato e mais precisamente os juros dessa vergonhosa situação é o funcionário do estado”; “se a pedalada da Dilma rendeu afastamento do cargo, o que dizer sobre o que esse senhor está fazendo? Acordem…”.

Já um policial militar, que preferiu não ser identificado, disse que também teve o valor descontado, mas não teve nenhum problema, pois no início da tarde o governo já havia depositado o pagamento. “O único problema que aconteceu foi a situação constrangedora de muitos que cedo tiveram que usar o banricompras e aparecia saldo insuficiente. Mas não foi o meu caso”, relatou o policial. “Não tive dinheiro nem para comprar marmitex”, disse outro policial.

A Secretaria da Fazenda informou que tinha a garantia do Banrisul que o crédito seria realizado. O Estado quitou, na tarde de terça-feira, em parcela única, o 13º salário de 2015 para todos os servidores do Executivo. A medida beneficiou um total de 352.464 pessoas, entre servidores ativos e inativos, bem como os pensionistas do IPE, funcionários vinculados à administração indireta e as pensões alimentícias.

 

 

Guilherme Motta