Segurança pública é tema de reunião em São Sepé

0
50


 

A Comissão de Segurança e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de São Sepé busca o fortalecimento e arrecadações para manter o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), em São Sepé.

Os vereadores se reuniram na manhã de quinta-feira, 13, com o presidente do Consepro, Eulo Machado, para tratar dos assuntos pertinentes ao conselho e segurança pública do município.

Durante a reunião, o vereador Renato Rosso ponderou alguns pontos pertinentes dentro da segurança pública em São Sepé, como a falta de policiais civis e principalmente militares, estrutura da Delegacia de Polícia e Presídio Estadual de São Sepé. Ainda segundo o vereador, a escassez de policiais em São Sepé é muito preocupante. “Temos uma defasagem muito grande de policiais, principalmente de policiais militares. Vamos nos organizar e unir forças para buscar mais policias para o município”, ressalta Renato Rosso.

A grande preocupação dos vereadores é com o fim do Consepro, pois a arrecadação e manutenção está ficando difícil. Conforme o presidente do conselho, as arrecadações junto à população estão muito pequenas, o que pode acarretar no fechamento do conselho. “Estamos trabalhando no limite, temos um estagiário que é cedido para a Polícia Civil e estamos enxugando as contas para manter ele”, conta Eulo Machado.

O vereador Renato Rosso ainda conta que com o fechamento do Consepro e a falta deste estagiário, os andamentos dos trabalhos na Delegacia de Polícia serão prejudicados. “Na DP temos vários problemas estruturais, como a porta da cela por exemplo em que o Consepro é a nossa única solução, e também a cedência deste estagiário que nos ajuda muito nos registros de ocorrência, sem ele, um policial que poderia estar trabalhando nas investigações terá que ficar no registro”, comenta.

Conforme dados mencionados durante a reunião, o município de São Sepé conta com somente 17 policiais militares, onde deveriam ser lotados 49 PMs. No presídio, a capacidade é para 58 detentos e a casa prisional está com superlotação de mais de 90 presos. Além da má estrutura, o presídio não tem colchões suficientes para todos os apenados.

A ideia dos vereadores é buscar soluções para trazer mais policiais militares e fazer parcerias público/privadas no município e também cidades vizinhas. Nesta semana, a CCJ irá se reunir com o conselho que trabalha segurança pública no Bairro Camobi, em Santa Maria. A comissão irá buscar exemplos de organização e trabalho. Outro objetivo é de trazer no mínimo 10 novos policiais militares que estão sendo formados em uma turma de 80 PMs.

Ainda durante a reunião surgiu a possibilidade de buscar parcerias com cidades vizinhas como Caçapava do Sul, em construir um Presídio Regional em parceria com empresas locais das duas cidades, no qual abrangeria os dois municípios.

Estiveram presentes durante a reunião os vereadores Renato Rosso, Lauro Ouriques, Maria Silveira, Zilca Camargo, Elcio Teixeira, Gilvane Moreira e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Nunes, que agradeceu o empenho de todos e garantiu que novos encontros serão realizados para manter o Consepro em atividade em São Sepé

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé