São Sepé teve premiados na Festa Campeira do Rio Grande do Sul

0
427

festa campeira 1

A cidade de Santa Cruz do Sul sediou entre os dias 19 e 22 a 27ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). O evento foi realizado numa promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com apoio do município e contou com a participação de 30 Regiões Tradicionalistas (RT’s) do RS. São Sepé, com seus representantes, formou a seleção da região e conquistou vários troféus.

festa campeira 2

Segundo o subcoordenador da 13ª RT, Pedro Renato Silveira, as categorias de laço disputadas foram: vaqueano, veterano, patrão e capataz (individual), rapaz, irmãos, pai e filho, piá, guri e prenda (dupla), laço geração, avô, filho e neto (trio). A modalidade de equipe seleção foi formada por 10 peões e é a mais desejada e valorizada pelos laçadores. Na vaca parada participaram bonequinhas, prendinhas, piazinhos e piazitos com idade de 3 a 11 anos. Já as provas de rédeas são disputadas nas categorias de piá, guri, peão, menina, guria e prenda. Também foram realizadas as provas do chasque e gineteada.

Nos jogos campeiros foram realizados o truco, bocha campeira, bocha 48, tava, tetarfe e solo. A 13ª RT participou de todas as provas e obteve várias premiações importantes.

 


Os resultados finais foram:

Laço seleção – 50 armadas em disputa:

1º Lugar: 25ª Região Tradicionalista com 48 armadas

2º Lugar: 5ª Região Tradicionalista com 47 aramadas

3º Lugar: 15ª Região Tradicionalista com 46 armadas

A seleção da 13ª Região Tradicionalista somou 44 armadas. De São Sepé, Roberto Martins do PL Vicente Saldanha, Naivel Martins do DT Coxilha dos Índios, Jaques Pedroso do CTG Ronda Crioula e Guilherme de David do Índio Sepé CTG integraram a seleção composta de dez peões e os outros seis integrantes dos demais municípios da região completaram a equipe.

Na categoria laço vaqueano Natanael Campos da Rosa, do DT Coxilha dos Índios, obteve o troféu de 2º lugar, ele que em 2012 foi campeão vaqueano na FECARS realizada em Canoas.

Também de São Sepé, Roberto Martins do PL Vicente Saldanha, disputou a categoria capataz e embora tivesse 100% de aproveitamento, acabou eliminado no desempate. Na categoria laço pai e filho, o 1º Lugar ficou com Jacques de Moraes Pedroso e Pedro Pinto Pedroso do CTG Ronda Crioula.

No laço Piá dupla, o 2º Lugar ficou com Lucas Lorenzi Pereira, CTG Maneco Rodrigues de Santa Maria e Luis Felipe Moraes Cavalheiro do PL Almiro Borges de Restinga Sêca.

Laço guri dupla, a 13ª RT obteve o 3º lugar com Roberson de Moraes Cavalheiro, DTCE Marcas do Pampa – Santa Maria e Naivel da Rocha Martins – DT Coxilha dos Indios – São Sepé.

Laço prenda dupla, 3º Lugar Bruna Agel Oliveira, PL Os Gaudérios de Santa Maria e Monica Helena Milbrandt do CTG Andarilhos do Pago de Restinga Seca – 13ª RT.

Na vaca parada piazinho 3º Lugar: Lauro Gargnin Pegoraro – CF Porteira da Tradição – Nova Palma e Gabriel Moraes da Silva – PL Almiro Borges – Restinga Seca – 13ª RT.

Vaca parada bonequinha, 3º Lugar: Luma Lorensi Pereira – CTG Maneco Rodrigues – Santa Maria e Maria luisa Morais Cavalheiro – PL Almiro Borges – Restinga Seca – 13ª RT.

Prova de rédeas Guri, 3º Lugar: Roberson de Moraes Cavalheiro – DTCE Marcas do Pampa – Santa Maria – 13ª RT.

Prova de rédeas veterano, 2º Lugar: Ruben José Ferrari Pegoraro – CF Porteira da Tradição – Nova Palma – 13ª RT.

E no laço braço de ouro: 1º Lugar: Diogo Reis Medeiros – São Francisco de Paula – 27ªRT, 2º Lugar: Ariane da Silva Soares – São Francisco de Paula – 27ªRT. O braço de ouro é uma disputa entre todos os vencedores de cada categoria, sendo que a boa a surpresa deste ano foi uma prenda conseguir a segunda premiação nesta disputa.

 

Fotos: Divulgação