São Sepé sediou curso preparatório para adoção

0
130
Fotos: divulgação


 

Fotos: divulgação

De forma inédita, o município de São Sepé foi sede do Curso Preparatório para Adoção na última sexta-feira, 14. A atividade foi ministrada pela Juíza de Direito, titular da 2ª Vara da Comarca de São Sepé, Marcela Pereira da Silva, e aconteceu no auditório da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.

Com a apresentação da campanha “Deixe o Amor de surpreender”, do Projeto “Busca-se(r)”, foi apresentado aos participantes o aplicativo “Adoção”. Um ambiente acolhedor com o tema da campanha foi organizado no local.

“Tivemos a participação dos já habilitados para adoção e de pessoas da comunidade que tem interesse na adoção, mas não sabiam como proceder. Estiveram presentes 73 pessoas. Realizamos algumas oficinas com os presentes como a técnica dos “balões”, “andar juntos” e o “jogo dos rótulos”, utilizando o material de apoio da ONG Aconchego para os pretendentes à adoção”, comenta a Juíza Marcela.

Durante o encontro foram apresentados vídeos disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do RS mostrando as diversidades dos casos em que famílias decidiram alterar o perfil e deixaram o amor surpreendê-las. Durante o curso a Juíza de Direito sugeriu que após o encontro também fosse criado um grupo de apoio à adoção.

“Ao final, fizemos um cerimônia de encerramento com várias imagens das mais variadas família e da “gestação de casais adotandos”. Foi emitido um certificado de participação do curso aos presentes como forma de comprovar o atendimento do requisito de preparação à adoção”, destaca a Magistrada.

Depois do encerramento, an Juíza de Direito recebeu da escrivã a informação de que um casal realizou a alteração de perfil e outro pediu sua habilitação no mesmo dia curso.

“Gostaria ainda de registrar meus agradecimentos à Equipe da 2ª Vara Judicial da Comarca de São Sepé, à Assistente Social do município de Formigueiro: Jordana Genro, à Psicóloga Giana Cargnelutti Godoy do Município de São Sepé e à Psicóloga do Município de Vila Nova do Sul: Tássia Brenner Machado, à Conselheira Tutelar: Vânia Vargas e à Coordenadora da Casa de Passagem Werther Vargas: Vânia Pinto, que colaboraram de forma ativa e carinhosa para a realização desse evento”, comenta.