São Sepé participa de ato contra a reforma da previdência

0
130


Um grupo de cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Sepé participou nesta terça-feira, 21, de uma mobilização contra a PEC 287, mais conhecida como reforma da previdência. O ato reuniu 6 mil pessoas em Santa Cruz do Sul e contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Sepé.

O presidente do sindicato, Gilvane Moreira, destacou a importância desse tipo de mobilização já que, segundo ele, o governo federal quer tirar o direito dos trabalhadores rurais com a nova proposta. Para Moreira, a aprovação da PEC 287 implica na elevação de idade de aposentadoria para 65 anos (homens e mulheres), contribuição mensal para o INSS (mesmo havendo pouca produção no campo e eventual prejuízo na safra), além da perda dos diversos direitos adquiridos nos últimos anos.

Moreira destacou que a aprovação da reforma da previdência pode colocar em risco a segurança e soberania alimentar, já que são os agricultores que produzem os alimentos que chegam até os lares diariamente. Além disso o presidente sindical destacou as dificuldades que os trabalhadores rurais já enfrentam, além de salientar que o jovem não terá perspectiva de aposentadoria.

Lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) participaram do ato. A caminhada percorreu as principais ruas de Santa Cruz do Sul e passou pelas agências do Banrisul, Banco do Brasil e INSS.