Obino

RGE alerta para riscos de acidentes domésticos com energia elétrica


 

A energia elétrica é um bem fundamental para o funcionamento de uma residência, proporcionando conforto e qualidade de vida. Mas, assim como seu uso deve ser racional para evitar desperdício e custos desnecessários, os cuidados com a segurança também são essenciais. Acidentes com energia elétrica geralmente deixam sequelas e, em muitos casos, são fatais.

Como forma de alertar seus 2,9 milhões de clientes para o uso seguro da energia, a RGE observa algumas situações que merecem cuidados permanentes, especialmente no inverno, quando, por exemplo, equipamentos de aquecimento são mais utilizados.

Confira a seguir as principais orientações.

· Nunca ligue vários equipamentos em uma única tomada. Evite o uso de benjamins.

· Nunca deixe que crianças tenham acesso a equipamentos elétricos.

· Evite o uso de extensões. Mas quando precisar, depois de usá-las não as deixe soltas pela casa.

· Proteja as tomadas para que crianças e animais não tenham acesso.

· Não coloque aquecedores atrás de cortinas ou em lugares úmidos. Procure deixá-los perto das paredes mais frias para uniformizar o aquecimento, mantendo o ambiente confortável.

· Quando utilizar lençol térmico, antes de dormir certifique-se que está desligado.

· Antes de ligar novos aparelhos elétricos verifique se as instalações elétricas são compatíveis com a potência indicada.

· Mantenha as instalações elétricas em boas condições.

· Se você não é especialista, contrate profissionais habilitados para a execução de serviços elétricos.

· Por fim, jamais faça ligações clandestinas ou irregulares. Além de estar cometendo um crime você estará colocando a sua família em risco.

O Grupo CPFL Energia, do qual a RGE faz parte, desenvolve campanhas permanentes de alertas e orientações. Desde o começo de 2019 está em andamento a campanha “Guardião da Vida”, voltada a todos os clientes nos 381 municípios atendidos pela RGE.

O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todos os cuidados. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia-a-dia do ambiente doméstico e profissional. A campanha também está sendo veiculada em emissoras de rádio e TV e nas mídias sociais.

 

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora do Grupo CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas.

A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

 

 

 

Comments are closed.