Projeto utiliza caixas de leite como revestimento em casas de São Sepé

0
763

GEDSC DIGITAL CAMERA

Com a chegada do inverno, muitas famílias carentes de São Sepé necessitam de roupas e calçados para se aquecerem do frio. Mesmo assim, em determinados casos muita gente ainda passa frio, pois nas casas de madeira onde as famílias carentes moram são encontradas frestas ou buracos que permitem a passagem do ar mais gelado.

Pensando nisso, alunos do Colégio Madre Júlia (Maju), coordenados pelas professoras Suzana Freitas Kelling Scherer e Paula Jane Pires Vaz, estão revestindo casas de madeira no bairro Cristo Rei com o auxílio de caixas de leite. Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, a ação visa proporcionar as pessoas carentes a passar um inverno mais protegido. Conforme a professora Suzana, a ideia é não jogar as caixas no lixo e sim reutilizá-las.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O projeto chamado Solidariedade no Maju – “São Sepé Sem Frestas – Casa de Prata”, foi idealizado ainda em 2014 pela professora Cátia La Rocca, então professora da terceira série da instituição. Em 2015, a ação teve continuidade e envolve alunos da quarta série do ensino fundamental.

Após reuniões que definiram as famílias que serão beneficiadas com o projeto, os estudantes iniciaram na última semana o revestimento de uma casa localizada próximo à Rua Zelinda Costa Padilha, no bairro Cristo Rei. Para que a iniciativa se tornasse realidade, os alunos arrecadaram aproximadamente 800 caixas que foram lavadas e entregues na escola. Ainda segundo Suzana, os estudantes levam os materiais já cortados e lavados após serem arrecadados na casa onde moram.

 


E não faltou vontade de ajudar

Durante a visita que levou um pouco mais de aconchego ao lar, não faltou vontade por parte dos alunos que foram revestir a casa. Todos queriam manusear o grampeador e fixar as caixas nas paredes externas da casa. Sob a supervisão da professora Suzana e auxílio dos pais Robson Soares e Dione Freitas, os estudantes forraram toda a frente da residência e as partes laterais.

O material foi separado em blocos com determinada metragem. Com a fixação na casa, o frio não entra nas frestas e buracos. O alumínio presente na caixa de leite permite que a estrutura se aqueça com a presença do sol. Além do vento, todo revestimento protege a residência da chuva.

O projeto tem quase 50 pessoas envolvidas e nesta primeira etapa serão atendidas oito pessoas. A ideia é que o projeto cresça e seja aplicado em outras casas de madeira em diferentes bairros de São Sepé, proporcionando mais proteção principalmente no inverno às famílias em situação de vulnerabilidade social.

GEDSC DIGITAL CAMERA

 


Confira mais fotos do projeto realizado pelo Maju

[metaslider id=11890]

 

Fotos: Bruno Garcia