Projeto para videomonitoramento de São Sepé está no Comando da BM, em Santa Maria

0
119

O projeto que prevê a instalação de sistema de videomonitoramento em São Sepé aguarda análise no Comando da BM, em Santa Maria, desde outubro de 2014. Construído a partir de estudos e contribuições do Poder Público e parceiros ligados à segurança pública, o texto menciona as etapas necessárias para a implantação do sistema em alguns pontos da cidade.

imagem-câmeras

De acordo com a Secretária de Administração, Luci Barcellos, a documentação necessita tramitação dentro do setor da Brigada antes de retornar ao poder público sepeense. Ainda há outro ponto sendo estudado pelo executivo: a implantação das chamadas cidades digitais pode ter, dentre outros recursos, sistemas de câmeras. Para isso, membros da Prefeitura tem se reunido recentemente e analisado propostas de empresas e grupos especializados em construções das cidades inteligentes.

Outro ponto também fortemente ligado à instalação de câmeras é o contingente policial do município, já que o monitoramento necessita de equipes para que os processos sejam acompanhados. O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, conta que foram enviados nos últimos meses pelo menos quatro ofícios a autoridades da Polícia Civil e Brigada Militar para que os órgãos analisem o aumento de pessoal nos órgãos. “Chegamos ao extremo de enviar um ofício diretamente ao Governador do Estado pedindo socorro para que aumente o efetivo”, lembra Girardello que também cita a situação semelhante em praticamente todas as cidades do interior.

A Prefeitura também está pleiteando para a próxima semana uma reunião em Santa Maria com representantes do Comando da Brigada Militar. Um grupo de autoridades e membros de instituições da cidade deverá ser mobilizado para o encontro que ainda não tem data marcada.

 


Bancos devem implantar câmeras

Uma lei do Executivo sepeense recente aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito municipal destina aos bancos a obrigação de instalar câmeras em frente às agências. O projeto deve entrar em vigor nos próximos meses e ainda aplica uma multa de até R$ 2500,00 às instituições bancárias que descumprirem a determinação.

 

Foto: Reprodução