Professora de 99 anos vota na eleição do CPERS em Santa Maria

0
54
Foto: Maiquel Rosauro


As eleições do CPERS/Sindicato transcorreram com tranquilidade neste primeiro dia de eleição em Santa Maria. O destaque da manhã foi a participação no pleito da professora aposentada Dulce Rosa Cardoso Kirchhof, de 99 anos.

Dona Dulce votou por volta das 11h20min na Sede do 2º Núcleo (Rua Barão do Triunfo, 760, Bairro Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria) e incentivou outros aposentados a participarem do pleito.

“Enquanto ainda estivermos são das ideias, devemos participar. Hoje, infelizmente, estou um pouco ruim da audição e da visão, mas continuo participando do Sindicato”, relata.

Foto: Maiquel Rosauro

A professora nasceu em 2 de maio de 1918 e lecionou para turmas de 1ª a 7ª série. Ele iniciou sua carreira atuando no interior de São Pedro do Sul e, depois de cinco anos, começou a trabalhar em Dilermando de Aguiar.

“Naquela época eu voltava para Santa Maria de trem aos finais de semana. Já alfabetizei muitas turmas enquanto estive na ativa”, relembra Dulce.

A última escola em que dona Dulce atuou foi no Cícero Barreto, em Santa Maria. Ela é sindicalizada desde o dia 4 de novembro de 1945, com a matrícula nº 286. Hoje, o CPERS/Sindicato, contabiliza mais de 80 mil sócios.

 

O pleito

A votação começou nesta teça-feira, 27, e encerra na quarta-feira, 28.

Quatro chapas concorrem à direção Central, enquanto que para o 2º Núcleo, que abrange 18 municípios da região Centro do Rio Grande do Sul, duas chapas estão na disputa (confira abaixo).

Mais de 80 escolas estaduais que fazem parte do 2º Núcleo possuem urnas eleitorais. Além disso, há uma urna eletrônica na Sede e uma urna convencional no Clube Caixeiral (Rua do Acampamento, 39, em Santa Maria), locais onde os aposentados poderão exercer seu voto.

A votação respeita o horário de expediente das escolas. Na Sede do 2º Núcleo ocorre das 8h às 22h e no Clube Caixeiral das 8h às 20h, ambas sem fechar ao meio-dia.

Para votar, o sindicalizado deverá apresentar a Carteira do CPERS ou o contracheque. Na urna eletrônica da Sede, o eleitor, primeiro, deverá votar para a direção Central e, logo depois, para a direção do Núcleo.

 

Confira as chapas que concorrem à direção Central e ao 2º Núcleo

Direção Central

Chapa 1 – A Categoria em Primeiro Lugar. Unida para Lutar – Oposição

Presidente: Rejane Oliveira

 

Chapa 2 – CPERS Unido e Forte

Presidente: Helenir Schürer

 

Chapa 4 – Construção pela Base – Por um CPERS Organizado pela Base e de Luta pelo Socialismo

Presidente: Lucas Berton

 

Chapa 5 – Lutar Sempre

Presidente: Tânia Freitas

 

Direção do 2º Núcleo

Chapa 1 – Muda CPERS – Categoria Unida para Lutar

Diretor geral: Nehita Peres

 

Chapa 2 – CPERS Unido e Forte Caminhando Juntos

Diretor geral: Rafael Torres

 

 

Fonte: Maiquel Rosauro/assessor de imprensa/2º Núcleo CPERS/Sindicato