Produtores de São Sepé já plantaram mais de 15 mil hectares de arroz

0
55
Foto: André Matos/divulgação/arquivo


 

Foto: André Matos/divulgação/arquivo

 

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) divulgou nesta sexta-feira, 13, mais um balanço que mostra a evolução da semeadura de arroz no Estado.

Em São Sepé, os produtores rurais já plantaram 15.134 hectares, o que corresponde a 94% da área total prevista para a safra 2019/2020. No município sepeense é esperada uma semeadura total de 16.100 hectares.

Já os produtores do município de Formigueiro, que nesta safra esperam plantar um total de 8.175 hectares, já haviam semeado até esta sexta-feira 7.437 hectares (91%).

Vila Nova do Sul está com 85% de sua área de arroz semeada com 170 hectares plantados. A expectativa para a safra 2019/2020 é plantar um total de 200 hectares.

 

 

Chuva

O plantio do arroz no Estado avançou consideravelmente graças à redução das chuvas registrada nas últimas semanas. Na segunda quinzena de dezembro se espera chuvas mais frequentes no Estado, no entanto, os maiores volumes deverão ocorrer na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Devido à neutralidade climática, fica difícil assegurar quanto, quando e como será a distribuição das chuvas no Estado, ainda mais durante o período do verão, que, naturalmente é caracterizado pelas chuvas mais irregulares.

Sabe-se também, que durante o verão é comum ter as estiagens curtas e regionalizadas, que nesta safra poderão ser agravadas pela neutralidade climática. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que para dezembro, janeiro e fevereiro, na maior parte da Metade Sul do Rio Grande do Sul a chuva ficará dentro da média.

 

 

* O Sepeense, com informações do Irga