Produtor Rural de São Sepé encontra moeda de quase 250 anos

0
120


Foto: O Sepeense

 

Os Estados Unidos caminhavam em direção a independência, Luís XVI chegaria ao poder na França e as ideias iluministas se espalhavam pelo mundo. O século era o XVIII e o Brasil nada mais era do que uma Colônia em segundo plano aos anseios de Portugal. Por aqui, um inusitado deixou cair em solo sepeense exatos “10 réis”, moeda que circulava à época. O local era certo, mas a situação inimaginável. De lá pra cá, nada afastou o tempo de preservar um pouco da história. E foi durante a lida do campo, tradicional aos gaúchos, que um produtor rural de São Sepé se esbarrou em uma relíquia. Ele encontrou uma moeda datada do ano de 1773.

A propriedade localizada cerca de 15km da área central do município é o cenário e, uma cerca de madeira e arame, o motivo do encontro. Ali, o produtor rural Amauri Rosa Vargas trabalhava quando encontrou o objeto. A data é uma das únicas marcas capazes de serem identificadas.

O objeto, de cobre, resistiu ao tempo e as culturas de plantio e criação de gado. Vargas não sabe precisar a o dia em que localizou a símbolo, mas se considera um sortudo. Aliás, do pouco que se sabe também é que ela fazia parte do reinado de Dom José I.

O produtor ainda não decidiu se irá restaurar a moeda e, embora não seja um colecionador nato, valoriza o achado. “Muitas vezes esse tipo de objeto é passado de geração em geração. Mas nessa situação foi realmente um acaso, algo inesperado que há muito tempo estava lá”, conta.

Apesar das pesquisas, não se sabe precisar exatamente qual o valor da moeda.