Procura por vacinas contra a febre aftosa é pequena em São Sepé

0
61
Foto: reprodução/Eduardo Ferreira

ppci - resfria - popular


Foto: reprodução/Eduardo Ferreira
Foto: reprodução/Eduardo Ferreira

Restando menos de cinco dias úteis para o término da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, a procura por vacinas em São Sepé ainda é pequena. Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel nesta segunda-feira, 23, o chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica do município, Fernando Dornelles, falou sobre a baixa procura.

A campanha iniciou em 1º de maio. No município sepeense faltam vacinar pouco menos da metade do rebanho, já que o índice de vacinação atingiu até o momento 59%. No total são 2.350 produtores em São Sepé.

Dornelles salientou que a inspetoria tem nesta etapa da campanha 620 doses para serem distribuídas aos produtores enquadrados no Pronaf e a maioria deles não retirou as doses na entidade. Ou seja, cada produtor pode retirar gratuitamente as vacinas para quem tem até dez animais bovinos no rebanho.

Quem aplicar as vacinas no rebanho (retirando as doses gratuitas através na inspetoria como nas casas agropecuárias), tem até cinco dias úteis para apresentar a nota fiscal na Inspetoria (que funciona na Rua Coronel Veríssimo, no antigo prédio da Caixa Estadual). Caso esta medida não ocorra, o produtor terá que pagar uma multa que pode variar de acordo com o tamanho do rebanho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3233-1038.

 

Mais informações

Maio: são vacinados todos os bovinos e búfalos do rebanho, de todas as faixas etárias, inclusive recém nascidos.

Novembro: são vacinados os bovídeos com menos de 24 meses de idade (ou menos de 2 anos), inclusive recém nascidos.

Importante: os produtores não devem esquecer de comprovar a vacinação na Inspetoria, apresentando a nota fiscal e declarando os animais vacinados.

 

 

Guilherme Motta