Presídio de São Sepé expõe fanzines produzidas por apenados

0
244
Fanzines


Foto: divulgação/Susepe

O Presídio Estadual de São Sepé está expondo trabalhos manuais desenvolvidos por apenados da casa prisional. Trata-se de um tipo de fanzine, uma espécie de revista recriada a partir de um recorte de palavras, que expressam o entendimento pessoal e crítico do criador. As fanzines ficarão expostas no hall do Centro Cultural Afif Jorge Simões, no centro do município.

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria do presídio, por meio da diretora Vanessa Saccol e da assistente social Michele Lopes, com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). A finalidade é mostrar o trabalho desenvolvido utilizando as ideias dos reclusos. As fanzines foram criadas por quatro apenados e teve auxílio do professor e oficineiro Luciano Maciel, do Caps AD.

De acordo com a diretora da casa prisional, Vanessa Saccol, a importância desse tipo de atividade se dá pelo exercício da criatividade e do pensamento crítico. “É uma proposta de amadurecimento de pensamento, bem como elevação da autoestima, pois proporciona que o apenado se enxergue como sujeito criador”, explicou.

A exposição funciona das 7h30min às 13h30min até a próxima sexta-feira, 9 de junho.