Presidente da Creral fala sobre a participação da usina de São Sepé em leilão de energia

0
60
Alderi do Prado, presidente da Creral
Alderi do Prado, presidente da Creral.

Na última semana, a Creral foi uma das vencedoras do leilão de energia A-3 realizado na última sexta-feira, dia 21, pela CCEE – Câmara de Comércio de Energia Elétrica. O leilão foi disputado por vários empreendedores do setor que colocaram energia para vender de fontes como eólica, biomassa, gás e hídrica.

O faturamento com a venda de energia de duas usinas, incluindo a de São Sepé, será R$ 480 milhões durante a vigência do contrato. Para o presidente da Creral, Alderi do Prado “esta operação garante o investimento feito na Santa Carolina, garante que vamos poder construir São Sepé e permite planejar o futuro da cooperativa com segurança e tranquilidade”, destaca.

O presidente ressaltou os benefícios aos associados da cooperativa com o resultado financeiro que será alcançado ao longo da vigência do contrato de venda da energia. “Teremos 30 anos de receita para trabalhar na distribuição, e muito desses recursos com certeza servirá para reduzir tarifa aos nossos associados, além de investimentos na qualidade dos serviços e da energia que entregamos”, diz Alderi.

A Creral participou pela primeira vez deste leilão, disponibilizando energia da PCH Santa Carolina que está quase pronta para entrar em operação e da Termelétrica São Sepé que será construída a partir de janeiro do ano que vem. Da Santa Carolina que tem 10,5 MW de potência instalada a venda foi de 90% da geração. Já na São Sepé com 8 MW, a venda chegou a 100% da geração da usina.

O leilão A-3 indica que os vendedores têm três anos para começar a entregar a energia aos compradores. No caso da Creral a entrega começa em janeiro de 2018, tempo suficiente para colocar as usinas em operação. O contrato de venda da energia é por 20 anos para a Termelétrica São Sepé e 30 anos para a PCH Santa Carolina. Os compradores da energia no leilão são distribuidoras de todo o país, dentre elas: RGE, AES/Sul, CEEE, Celesc, Copel, Eletropaulo, Cemig, Ampla e Light.

Somente nos últimos quatro anos a Creral investiu R$ 15 milhões em transformadores, cabos, postes, redes trifásicas, nível de tensão e aumento de carga aos seus sete mil associados de 36 municípios das regiões Alto Uruguai, Alto das Serra e Produção.

 

 

* Creral