Prefeitura de Restinga Sêca inaugura clínica de castração de animais


 

Foto: divulgação/Prefeitura de Restinga Sêca

 

Na manhã de sexta-feira, 3, aconteceu o ato de inauguração do Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais, “Clinica de Castração”, em Restinga Sêca. O espaço fica localizado na Rua Cicero Meier, esquina com a Rua Santos Dumont – prédio da antiga Creche Municipal.

Para inaugurar o serviço, os gatos Tom e Momoso foram castrados pela veterinária Tassiéli Senger, com o apoio da zootecnista Emanuelle Vargas Alves, ambas funcionárias da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e da voluntária Emanuella Pavinatto Nunes, jovem estudante de Medicina Veterinária.

Conforme o prefeito Paulo Ricardo Salerno, o serviço soma-se a uma série de ações em prol do Meio Ambiente. “Precisamos fazer com que ações como estão sejam cotidianas. O controle e esterilização desses animais também contribui para que não só, tenhamos menos animais sofrendo e abandonados nas ruas, mas também para que consigamos evitar proliferação de doenças que o abando pode causar, pois esses animais reviram lixos, não tem uma higiene adequada e nem controle de doenças através de vacinas.”

O vereador e servidor municipal, Norton Soares, comemorou a conquista. “Começamos recuperando a força de trabalho e autoestima da associação Focinhos de Restinga. Criamos na estrutura pública as ferramentas necessárias para implementar este projeto através da criação do Conselho Municipal de Política Animal e do Fundo Municipal de Política Animal. Foi muito tempo de planejamento, estudos, trabalho em equipe e muita luta partindo do zero, pois o município nunca teve políticas na área de proteção dos animais. Hoje, essa conquista nos deixa muito satisfeitos e felizes por ser também um serviço de saúde pública que entregamos à comunidade” – relatou o vereador.”

A protetora Miriam Pinho, pioneira na causa animal em Restinga Sêca, manifestou grande alegria com a inauguração do projeto e agradeceu a todos os que se empenharam para tornar realidade esse grande desejo. “Hoje temos essa conquista graças ao empenho de muitas pessoas e nós, que lutamos pelos animais, estamos muito felizes”, disse a ativista.

A partir desta segunda-feira, 6, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará recebendo inscrições de interessados em castrar seus animais. Os animais castrados são devolvidos ao proprietário já microchipados, para fins de registro e controle.

 

Sobre o Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais

O projeto tem foco no controle populacional de animais, através da castração de cães e gatos, machos ou fêmeas, de qualquer raça. O projeto de lei que estabelece uma parceria entre Prefeitura e a Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca, conhecida por Focinhos de Restinga, foi sancionado em dezembro de 2019, pelo prefeito, Paulo Ricardo Salerno.

 

Conforme a Resolução do Conselho Municipal de Política Animal nº 001, de 02/07/2020, os atendimentos gratuitos serão garantidos para os seguintes casos:

– Animais abrigados por voluntários da Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca;

– Animais abrigados por protetores individuais;

– Animais de rua, reconhecidos como comunitários;

– Animais sob tutela de pessoa inscrita no Cadastro Único do Governo Federal;

– Animais sob tutela de famílias cuja renda mensal per capita é igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo. Considera-se como família o conjunto de pessoas que vivem sob o mesmo teto.

 

 

 

Comments are closed.