Defesa Civil emite alerta para temporais com raios, chuva forte e ventania

0
68
Foto: reprodução


 

Foto: reprodução

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na tarde desta segunda-feira, 6, um alerta meteorológico avisando para possibilidade de temporais com chuva forte e ventania.

O alerta é válido a partir das 23h desta segunda-feira até às 23h de terça-feira, 7. Há possibilidade de ocorrerem chuvas expressivas com temporais, variando de 80 a 100 milímetros.

Raios e ventos em forma de rajadas (entre 70 e 80 km/h) também são esperados. A Defesa Civil recomenda que, neste período, a população mantenha-se em local seguro.

 

Semana com tendência de chuva, ventania e frio, informa previsão do tempo divulgada pelo Irga

A semana será marcada por chuva volumosa e ventos intensos novamente sobre o Estado, informa previsão da Somar Meteorologia distribuída pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Na terça-feira, 7, a formação de um novo sistema frontal, composto por uma nova frente fria e um ciclone extratropical sobre a região Sul, volta a provocar chuva intensa, trovoadas e ventania. Atenção para volumes elevados de chuva, que podem alcançar os três dígitos, o que aumenta o risco para transtornos na metade norte do Rio Grande do Sul.

A partir da quarta-feira, 8, a chuva diminui, mas ventos seguem constantes. Entre quinta e sexta-feira, o ar seco predomina e o frio aumenta, mas essa situação não é duradoura. A onda de frio é ligeiramente mais branda do que a anterior – embora ainda tenha previsão de geadas em áreas tradicionais. A chuva retorna no fim de semana.

 

Confira a previsão do tempo para as seis regionais do Irga

Fronteira Oeste

A segunda-feira, 6, tende a ser de tempo instável com a passagem de uma frente fria. Na terça-feira, 7, deve ser o período mais crítico na Fronteira Oeste, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta-feira, 8, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde da quarta. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta, 9, e sexta-feira, 10. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.

 

Campanha

A segunda-feira, 6, tende a ser instável com a passagem de uma frente fria. Terça-feira, 7, deve ser o período mais crítico na Campanha, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta-feira, 8, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta, 9, e sexta-feira, 10. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.

 

Central

A segunda-feira, 6, tende a ser instável com a passagem de uma frente fria. Entre terça, 7, e quarta-feira, 8, deve ser o período mais crítico na região Central, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta-feira, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa chuvas e ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta e sexta-feira 10. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.

 

Planície Costeira Interna

A segunda-feira, 6, tende a ser instável com a passagem de uma frente fria. Entre terça e quarta-feira deve ser o período mais crítico na Planície Costeira Interna, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta-feira, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa chuvas e ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde na quarta-feira. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta e sexta-feira. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.

 

Planície Costeira Externa

A segunda-feira tende a ser instável com a passagem de uma frente fria. Entre terça e quarta-feira deve ser o período mais crítico, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta, 8, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa chuvas e ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta e sexta-feira. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.

 

Zona Sul

A segunda-feira tende a ser instável com a passagem de uma frente fria. A terça-feira, 7, deve ser o período mais crítico na zona sul, com chuvas, trovoadas, granizo e rajadas de vento. Na quarta-feira, o centro do ciclone atinge o Oceano Atlântico e ainda causa ventos fortes na região. Uma onda de frio avança e derruba a temperatura, tanto pela manhã como pela tarde. A onda de frio causa declínio acentuado da temperatura e geadas entre quinta, 9, e sexta-feira. No fim de semana, a chuva retorna e a temperatura sobe.