Plano de Mobilidade Urbana de São Sepé deve ser concluído nas próximas semanas

0
58

ppci - resfria - popular


mobilidade urbana (2)
Fotos: divulgação/Anderson Vargas

A empresa responsável pela construção do Plano de Mobilidade Urbana de São Sepé espera concluir nas próximas semanas o documento que deve nortear o poder público a fazer mudanças que impliquem na circulação de pessoas, veículos e mercadorias. O documento deve prever medidas de curto, médio e longo prazo e tem validade de até 20 anos.

Na última segunda-feira, 25, o arquiteto Marcelo Heck, da Urbana, apresentou algumas bases do estudo. Os encontros aconteceram em dois momentos: o primeiro deles junto de autoridades do executivo e, após, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Entre os pontos elencados, foram destaque temas como estacionamentos, trânsito de veículos pesados, ciclovias, etc. Na apresentação, Marcelo destacou que o PlanMob não deve ser entendido apenas na questão dos veículos, mas no trânsito das pessoas e mercadorias. “É importante que a cidade seja pensada em conjunto para que exista uma harmonia nos fluxos”, destacou.

Entre as mudanças, podem ocorrer a construção de novas rotatórias, instalação de zonas de estacionamento pagas ou ainda a readequação das vias principais de forma com que a fluidez na cidade seja maior. O prefeito Léo Girardello disse que o estudo é importante para dar amparo técnico. “Recebemos muitas demandas da população pedindo intervenção do poder público em vários casos. Com o estudo teremos condições de tomar as medidas certas de acordo com cada caso”, salientou.

Outro assunto bastante debatido foi o transporte público. De acordo com o arquiteto, a ideia é que os trechos possam atender toda a população e dar condição de que o uso se torne algo atrativo. Foram apresentados trajetos em que o transporte seria capaz de abranger toda a cidade com horários pré-determinados. O conceito é o mesmo utilizado em grandes onde o crescimento do número de veículos tem sido bastante agudo nos últimos anos. Em São Sepé, a frota de veículos dobrou em cerca de 10 anos.

mobilidade urbana (1)

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé

 

Guilherme Motta