Pescadores Artesanais de Cachoeira do Sul recebem capacitação

0
46
Foto: divulgação/Emater


 

Cachoeira do Sul sediou na quinta-feira, 22, uma capacitação do Projeto Piloto Anater, para pescadores artesanais beneficiários do programa, bem como suas famílias. Organizado pelo Escritório da Emater/RS-Ascar do município, o encontro teve a participação da assistente técnica estadual EM Pesca Artesanal, Ana Spinelli, do Escritório Central, e da supervisora Áuria Schroder, do Escritório Regional de Santa Maria.

Diversos assuntos entraram em pauta durante o evento, como a construção de políticas públicas para os pescadores no Estado, o Projeto Anater e projetos municipais de cisternas e saneamento básico, entre outros. Também ocorreram trocas de experiências e informações entre os beneficiários, além de esclarecimentos de dúvidas por parte dos participantes.

Foto: divulgação/Emater

O encontro aconteceu às margens do Rio Jacuí, na residência dos pescadores Jose Ricardo de Lima e sua esposa, Virginia. Cerca de 15 pescadores artesanais participaram do evento. Ana Spinelli contextualizou a atividade pesqueira no Brasil e no Estado e o processo de discussão sobre a limitação da pesca de arrasto na região costeira, que envolveu as lideranças da pesca artesanal e industrial. Ela explicou ainda como a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca foi construída e levada ao Governo do Estado, a partir do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca (Congapes), então sendo remetida ao parlamento gaúcho e aprovada por unanimidade, por meio da Lei 15.223, em 5 de setembro de 2018.

“Essa lei, construída de forma participativa nos espaços de discussão com o setor pesqueiro e parceiros, incluindo a Emater, é de grande relevância para o Rio Grande do Sul, não só pelo potencial de recuperação dos estoques pesqueiros disponíveis ao setor produtivo da pesca, mas pela possibilidade de maior governança dos recursos naturais para a promoção do desenvolvimento econômico e social, bem como para a garantia da manutenção do modo de vida das comunidades tradicionais de pescadores artesanais”, avalia Áuria.

 

 

Fonte: Emater