Ônibus-teatro estará em São Sepé nesta semana

0
130
Fotos: divulgação


 

A importância da água será tratada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, do BuZum!, que será apresentado na próxima quinta-feira e sexta em São Sepé.

A ação tem o apoio do Ministério da Cidadania e da CMPC, por meio da Lei Rouanet. A empresa acredita em iniciativas que levam cultura e educação para as comunidades. Serão sete sessões diárias gratuitas dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas que possuiu palco, iluminação e ar condicionado com capacidade para 50 pessoas por sessão.

Fotos: divulgação

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir de pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelos homens, pois 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Deste total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A partir destes dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso, de forma educativa e com muita diversão por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água.

Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce e porque é importante o uso consciente deste bem para o planeta.

 

Programação em São Sepé

 

Data: 10 de outubro (quinta-feira)

Local: Praça Central

Endereço: R. Plácido Gonçalves, 1508 – Centro, São Sepé – RS

Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

 

Data: 11 de outubro (sexta-feira)

MANHÃ

Local: Praça Central

Endereço: R. Plácido Gonçalves, 1508 – Centro, São Sepé – RS

Horários: 9h 9h40 10h20 11h

 

TARDE

Local: Escola Municipal Ensino Fundamental Coronel Chananeco

Endereço: BR 290 – KM 349 – Rod. Osvaldo Aranha, São Sepé – RS

Horários: 13h30 14h10 14h50

 

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

 

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

 

Repertório

Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção: Mari Gutierrez

Autora: Marília de Toledo

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Dinho Weller, Fabi Noronha, Fábio de Sousa, Fernanda Toscano, Jonatã Puente, Natália Kesper, Nilton Marques, Rafael Francisco

Trilha Sonora: César Maluf

Confecção dos Bonecos: Ilimitada Design e Thiago Paiva

Fotos: Felipe Felizardo

Administração: Jackson Iris

Direção de Produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Elaine Esteves

Produção: Fabíola Gonçales

Operação de luz e som: Reginaldo Silva e Gustavo Luis (Gus)

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!