Novembro deve ser de pouca chuva no RS

0
60


 

Após um longo período de chuvas em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, que comprometeu muito o plantio, algumas áreas ainda não finalizaram o trabalho. As próximas semanas serão de tempo mais aberto e com possibilidade de finalização do serviço.

No final desta semana, entre a sexta, 3, e sábado, 4, a passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul deixa o tempo instável e com possibilidades de pancadas de chuva.

Entretanto, os volumes previstos não serão tão altos como vinham sendo registrados nos últimos dois meses. Assim, com o tempo aberto ao longo de toda essa semana, os produtores terão uma boa janela de plantio. A previsão é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A tendência para todo o mês de novembro é de tempo mais aberto e com pouca possibilidade de chuvas generalizadas. Apenas podem ocorrer passagens rápidas das frentes frias, mas nada que possa inviabilizar a cultura ou trazer mais prejuízo ao setor.

A partir desta semana, as chuvas retornam ao centro e ao norte do país, diminuindo de forma significativa tanto na frequência quanto no volume. Porém, aqueles produtores que finalizarem o plantio do arroz e vão começar o da soja, não encontrarão problemas para semear seus campos e até mesmo desenvolver suas lavouras.

 

 

Fonte: Ascom Irga, com informações do Instituto Climatempo