Municípios e Brigada Militar debatem alternativas para segurança pública na região central

0
50


 

O baixo efetivo da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, em especial na região que abrange o 1º Regimento de Polícia Montada “Rgt Cel Pillar”, foi tema de encontro entre lideranças da Brigada Militar e dos municípios da região. O vice-prefeito de São Sepé, Kéio Santos, e o secretário de Agricultura, Leonardo Leonardi, participaram do debate ocorrido na última segunda-feira, 6.

O comandante do 1ºRPMon, Erivelto Hernandes Rodrigues, explanou sobre as atuais dificuldades e ainda citou a extinção da chamada Patrin, uma patrulha compartilhada entre os municípios. Frente aos números apresentados o órgão sugeriu algumas medidas em parceria com os municípios.

Os gestores municipais devem voltar a se reunir com a Brigada Militar para debater a proposta. Foram sugeridos temas como uma participação cooperativa municipal na segurança pública, patrulhas avante municipais e mobilização para buscar efetivo junto ao Governo do RS. Os números da criminalidade nas cidades foram divulgados, bem como, o efetivo de cada município. Dos 49 profissionais necessários, São Sepé conta atualmente com 32 policiais militares, mas o grupo efetivamente disponível é ainda menor, segundo os dados.

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé