Morre o escritor e ex-vereador de Santa Maria Humberto Gabbi Zanatta

0
282
Foto: Germano Rorato/arquivo/Diário)


 

Foto: Germano Rorato/arquivo/Diário

Morreu sexta-feira, 28, o escritor Humberto Gabbi Zanatta. Com 70 anos completados no dia 25 de julho, Zanatta se sentiu mal e foi encaminhado ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo ainda pela manhã. À tarde, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Conforme os familiares, há algum tempo ele tratava de problemas cardíacos. Inclusive, em julho deste ano, passou por um procedimento cirúrgico.

Zanatta era casado com Eunice Zanatta há 41 anos. Ele tinha cinco filhos: Daniel, Bethânia, Diovana, Bruno e Carolina. Nascido em Taquaruçu do Sul, o poeta, escritor, advogado, jornalista, sociólogo, ex-vereador de Santa Maria e professor era um dos 12 filhos de Antônio e Marieta Zannatta.

Uma das composições mais conhecidas de Zanatta foi Tropa de Osso, que levou o primeiro lugar na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em 1979.

A música Léguas de Solidão também foi uma composição de Zanatta, ao lado do amigo Luiz Carlos Borges. A canção foi a vencedora da Coxilha de Cruz Alta em 1981.

Nas redes sociais, familiares e amigos dele lamentaram a sua morte. Entre eles, as irmãs Ana e Inês:

“É, meu irmão, quantas lembranças ficarão, de saudade e principalmente de exemplo. Hoje, Deus te chamou, pois precisava do poeta escritor lá. Tua morada agora é o céu. Meu coração está em pedaços. Descansa em paz. Que Deus console nossos corações”, escreveu Inês.

“Meu mano, meu exemplo. Tenho certeza que estás chegando aí pra te encontrar com Deus. Descansa em paz. Te amo pra sempre. Força Nice, meus sobrinhos e toda nossa família”, publicou Ana.

A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte de Zanatta. Leia a íntegra do comunicado:

“Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta sexta-feira (28), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Ex-secretário de Cultura do Município entre 2004 e 2008, Zannata também foi vereador na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. O também jornalista, advogado (ambas formações pela Universidade Federal de Santa Maria) e sociólogo morreu nesta sexta-feira, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Referência na Cultura santa-mariense e gaúcha, Zanatta foi, em 2009, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e, em 2003, patrono da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.

Natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948, sendo que, aos dois anos, mudou-se para Santa Maria. Devido sua contribuição à Literatura, também foi patrono de outras feiras, como nas cidades de Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do Concurso Literário Felippe D’Oliveira. O escritor é patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-mariense de Letras.

Humberto Gabbi Zanatta possui dezenas de obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil, além de músicas nativistas.”

O velório começou por volta das 21h30min de sábado na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Já o enterro será às 16h deste sábado, 29, no Cemitério Ecumênico Municipal.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria