Moradores do interior farão audiência sobre condições da rede elétrica

0
59

_MG_4609-2

O recente transtorno de fornecimento de energia elétrica enfrentado por moradores do interior de São Sepé motivou um grupo a organizar uma audiência sobre o tema. O pleito deve reunir casos das mais variadas localidades e está marcado para o dia 20 de janeiro, às 8h30min, na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. A expectativa é também contar com apoio político e pedir iniciativas da fornecedora do serviço.

Segundo um dos organizadores do evento, e também tesoureiro da Associação de Produtores Palmas, no 3º Distrito, Fabiano Santos da Fonseca, não é a primeira vez que a comunidade enfrenta problemas na rede elétrica da AES Sul. Segundo ele, a fragilidade da manutenção potencializa casos de postes caídos em eventos de chuva e vento forte. “Na nossa localidade temos dezenas de exemplos de postes em péssimas condições. A companhia só vem ao local quando há alguma queda de poste ou rompimento de fios. Nunca para manutenção”, alegou o usuário.

Ele também conta que em menos de um ano e meio foi motivado a entrar com pelo menos dois processos judiciais contra a empresa. “Em nossa localidade são aproximadamente 15 famílias, mas sabemos que os problemas estão em todas as partes do interior”, enfatizou o produtor que na última chuva ficou quatro dias sem energia elétrica na propriedade. Ele alegou, também, que na última manutenção a AES Sul os fios de energia não foram esticados o suficiente, provocando faíscas ao se tocarem em períodos de vento.

 


AES Sul recebeu multa por transtornos

Em 2014, um grupo liderado pelo prefeito de São Sepé, Léo Girardello, foi até a AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do RS) pleitear uma resposta da AES Sul quanto aos casos. Foi cogitada também a troca da prestação de serviços da  companhia pela Celetro, de Cachoeira do Sul, fato que acabou não se concretizando.

Na época, a AES Sul alegou os intensos períodos de chuva como motivadores dos transtornos, porém, recebeu uma multa milionária sobre os incidentes.

_MG_4612-2
Em alguns pontos, fios estão em contato com a vegetação, causando riscos à quem passa pelo local.