Ministério Público deflagra 12ª fase do leite compensado

0
97
Cid Martins/Rádio Gaúcha

Cid Martins/Rádio Gaúcha

Nesta manhã, o Ministério Público do Rio Grande do sul (MP/RS), avançou em mais uma fase da operação leite compensado. A ação se concentrou na Laticínios Rancho Belo Ltda, de Travesseiro, no Vale do Taquari.  Segundo investigações, a empresa produz alimentos com produtos vencidos, que eram adicionados soda caustica e bicarbonato de sódio, foram encontradas substâncias irregulares no leite, creme de leite e queijo da Laticínios Rancho Belo.

De acordo com exame laboratorial, as marcas são Bonilé (queijo e creme de leite) e Princesul (queijo), também continham substâncias nocivas a saúde humana. A ação do Ministério Público acontece em cinco cidades gaúchas: Travesseiro, Estrela,  Nova Araçá (Laticínios Modena), Casca (Laticínios C&P) e Marau. Nestes municípios foram cumpridos mandatos de busca e apreensão e prisão. Ainda há uma pessoa foragida.

AÇÕES 

Conforme o MP/RS, em Nova Araçá, as investigações se concentraram na Laticínios Modena, que produz creme de leite e queijo da marca Bonilé. Em Casca, no Laticínios C&P, que produz queijo Princesul. Em Estrela na transportadora AC Tressoldi. Em Marau os mandatos foram cumpridos na na empresa M&M Assessoria. Além da empresa Laticínios Rancho Belo, em Travesseiro, na qual a indústria foi interditada e cinco toneladas de queijo foram apreendidas na laticínios C&P.

COMO ACONTECEU

O Ministério Público apurou que em pelo menos dez análise realizadas pelo ministério da cultura foram   detectados que leite cru, leite UHT e nata estavam diferentes, anormais.

A 12ª fase da operação  é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco Segurança Alimentar do MP,  em ação conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Receita Estadual e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A partir de agora o Ministério da Agricultura vai rastrear leite fornecido pelas três indústrias, inclusive o produto recebido pela rede %Dia. Depois disso, poderá se confirmar se lotes com problema foram comercializados nos supermercados.

Com informações da Rádio Gaúcha.