Obino

Mergulhadores concluem limpeza no ponto de captação da Corsan


 

Mergulhadores vindos de Porto Alegre concluíram a limpeza no ponto de captação da Corsan por volta das 15h45min desta sexta-feira, 13. Em função da cheia do rio, o local ficou com acúmulo de areia, afetando o bombeamento de água.

Com o serviço concluído, a Corsan começou a operar com 90% da capacidade e, segundo a companhia, a tendência é normalizar o abastecimento nas próximas horas.

Os setores que estavam com grande oscilação no abastecimento (Kurtz, Centro, parte leste e partes altas da cidade), por exemplo, começaram a ser abastecidos por volta das 17h. O setor a oeste da BR-392 apresentou pouca oscilação e em muitos locais nem chegou a faltar água, segundo a Corsan. A falta d’água neste setor só foi registrada pela parte da manhã, já que o reservatório do Bairro Pontes estava com 20% da capacidade por volta das 10h da manhã.

Como o nível do Rio São Sepé está baixando, a Corsan espera operar com 100% da capacidade nas primeiras horas da manhã deste sábado, 14.

 

Poço de bombas

Toda situação envolvendo problemas no abastecimento de água em São Sepé teve início na última terça-feira, 10, quando uma rede se rompeu e alagou o poço onde ficam dois motores que puxam água do rio.

Os motores funcionam em forma de rodízio, ou seja, a cada 15 dias um equipamento é ligado, enquanto o outro fica de reserva. Os dois motores ficaram inundados e a Corsan precisou retirar os dois equipamentos. Um motor novo foi instalado no local.

Técnicos realizaram a desmontagem, secagem e avaliação dos dois motores e foi observado que ambos poderão entrar novamente em operação. Com isso, a Corsan começou a montar um dos motores para que ficasse em uma espécie de “reserva”. Este serviço foi concluído por volta das 11h desta sexta e o motor operou por cerca de 1 hora e 30 minutos com grande vazão. Porém, o equipamento acabou queimando.

Os técnicos então instalaram o segundo motor que havia ficado inundado na terça-feira, mas o equipamento explodiu quando foi ligado nesta sexta por volta das 17h ao entra em teste.

Tendo em vista a situação recente enfrentada com os dois motores, a Corsan de São Sepé conseguiu com a companhia de Rosário do Sul um novo motor para que seja colocado como reserva. Funcionários irão neste sábado buscar o equipamento para na próxima segunda-feira instalar junto com o equipamento novo que está na captação. Com isso, a Corsan voltará a ter dois motores à disposição.

 

Reservatório do Bairro Kurtz

Por conta da situação enfrentada nesta semana no ponto de captação, a Corsan não conseguiu iniciar a instalação das peças que finalizarão a montagem do novo reservatório do Bairro Kurtz. Isso porque a equipe que faria a montagem das peças no Bairro Kurtz é a mesma que trabalhou no ponto de captação nos últimos dias.

A expectativa da companhia é que a montagem das peças inicie entre segunda e terça-feira da próxima semana e o novo reservatório deve entrar em funcionamento até o final deste mês, já que são necessários ajustes.

 

 

 

Comments are closed.