Merendeiras de São Sepé, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul recebem capacitação

0
57


 

Aconteceu na última quinta-feira, 25, em São Sepé, a capacitação para aproximadamente 70 manipuladores de alimentos (merendeiras), das escolas municipais de São Sepé e Restinga Sêca e escolas municipal e estadual de Vila Nova do Sul. O evento foi realizado em parceria entre Emater e secretarias municipais de Educação, por meio do Setor de Alimentação Escolar dos três municípios.

O evento ocorreu durante todo o dia, na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, onde pela manhã o engenheiro agrônomo e Assistente Técnico de Organização Econômica da Emater/RS ASCAR, Regional Santa Maria, Eduardo Gelain, passou conhecimentos sobre Boas Prática de Fabricação, desde a microbiologia, manipulação correta dos alimentos, higiene pessoal, higiene dos equipamentos e ambiente de trabalho.

Pela tarde, aconteceram duas palestras, numa parceria do Sindicato Rural de São Sepé e Senar/RS, a enfermeira Cássia Oliveira falou sobre “Qualidade de Vida”, abordando sobre saúde física e mental e relações interpessoais. E logo após, a professora Cintia Piterini falou sobre “Comunicação Não Violenta”, com o objetivo de aprimorar os relacionamentos pessoais e profissionais.

Estiverem presentes no evento a secretária adjunta de Educação e Cultura de São Sepé, Soila Schröder, as nutricionistas dos três municípios Vanessa de Souza (São Sepé), Naiane Dotto (Restinga Sêca) e Viviane Cherobin (Vila Nova do Sul), a ATR de Supervisão e Planejamento da Emater/RS-Ascar Regional Santa Maria, Auria Schröder, o agrônomo do Escritório Municipal da Emater/RS de Restinga Sêca, Felipe Noal, e as Técnicas Sociais Cleisa Peixoto e Cristiane Aires, de São Sepé e Vila Nova do Sul, respectivamente, bem como chefe do escritório da Emater/RS de São Sepé, Paulo Secundino Silva, e o Técnico Agrícola, Werner Wegner.

O principal objetivo do evento foi a qualificação das manipuladoras de alimentos, desenvolvendo uma consciência da importância dos cuidados com higiene e manipulação dos alimentos, que muitas vezes são a única fonte de alimentação de uma criança durante o seu dia, que vai lhes proporcionar saúde e afeto.

Conforme relato de alguns participantes, foi um dia muito proveitoso, onde foram reforçadas muitas questões importantes para o desempenho da função. No encerramento do evento foi servido um lanche compartilhado.

 

 

Fonte: Emater