José Brum

Conhecendo a Umbanda
0
144

A umbanda é uma das religiões mais praticadas no Brasil, com maior propagação na Bahia e no Rio de Janeiro. A Umbanda brasileira começou a ser formada por volta de 1530, com a mistura de concepções religiosas trazidas pelos negros da África, na época da escravidão. O primeiro terreiro foi fundado em 1908 através de Zélio Fernandino de Moraes. Na época com 17 anos, Zélio, que fazia parte de uma família tradicional de Niterói, RJ, incorporava o chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas e foi o responsável pela formação de sete tendas que acabaram difundindo a Umbanda. Todas as tendas funcionavam sob o lema: “manifestação do espírito para a caridade” e usavam rituais simples com cânticos baixos e harmoniosos.

A Umbanda incorpora os adeptos dos deuses africanos como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros, espíritos das águas, eguns, exus, e outras entidades desencarnadas na Terra, sincretizando geralmente as religiões católica e espírita. O chefe da casa é conhecido como Pai de Santo e seus filiados são os filhos ou filhas de santo. O Pai de Santo principia a cerimônia com o encruzamento e a defumação dos presentes e do local. Seguem-se os pontos, cânticos sagrados para formar a corrente e fazer baixar o santo.

Muitos são os orixás invocados na cerimônia de Umbanda, entre eles Ogun, Oxóssi, Iemanjá, Exu, entre outros. Também invocam-se pretos velhos, índios, caboclos, ciganos.

A Umbanda absorveu das religiões africanas o culto aos Orixás e o adaptou à nossa sociedade pluralista, aberta e moderna, pois só assim um culto ancestral poderia renovar-se no meio humano, sem que a identidade básica dos seus deuses fosse perdida e é baseado nessa doutrina que estaremos  ocupando esse espaço semanalmente  para levar  aos internautas   uma mensagem  sintetizada  para que conheçam  um pouco da nossa história e de  nossa doutrina, e para que seja  de vez desmistificado o nosso trabalho que é claro e transparente.

Estamos em constante luta para preservar nosso ritual ou nossa liturgia. Esperamos que encontrem aqui algumas informações para seu conhecimento sobre essa religião que é a Umbanda. Tão amada, mas ao mesmo tempo tão incompreendida. Também agradecemos aos criadores desse informativo online que nos proporcionaram esse espaço para divulgação de nossos trabalhos e eventos.  A cada semana traremos novos temas sobre a Umbanda a as religiões de matriz africana.

 

Meu fraterno abraço,

Babalorixá Pai José de Xangô