IRGA realiza seminário nesta terça-feira, em São Sepé

0
60

ppci - resfria - popular


seminario irga cotrisel 2015
Foto: arquivo/Bruno Garcia

O escritório do 23º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATE) do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) realiza nesta terça-feira, 21, a oitava edição do Seminário de Resultados do Arroz Irrigado, em São Sepé. O evento tem entrada gratuita e acontece no restaurante do Sindicato Rural, a partir das 15h. Após as palestras será servida a tradicional paella campeira do IRGA.

Para o chefe do escritório do IRGA local, Antônio Araújo, o seminário marca o fim do ano agrícola na entidade. “Nele procuramos trazer os dados de acompanhamento da lavoura e temas de importância para a próxima safra. Nosso principal projeto para a safra 2016/17 será o Convênio FLAR/IRGA. Trata-se da metodologia de extensão rural baseada na escolha de lavouras demonstrativas e formação de grupos de produtores que as acompanharão em suas principais fases de desenvolvimento. Este trabalho visa difundir tecnologia para um manejo integrado de forma a otimizar os recursos aumentando produtividade e renda para os produtores”, destaca.

Uma das palestras será com o Engenheiro Agrônomo Luciano Carmona do Fundo Latino Americano de Arroz de Riego (FLAR), instituição público-privada internacional que visa o desenvolvimento da lavoura de arroz na América Latina e da qual o IRGA faz parte). Ele falará sobre a iniciativa do projeto e os principais pontos técnicos.

 

Programação do seminário

Resultados da Safra 2015/2016

Engenheiro Agrônomo Antônio Araújo (IRGA)

 

Manejo de Doenças em Arroz

Engenheiro Agrônomo Claudio Ogoshi (pesquisador do IRGA)

 

Manejo de Arroz para Alta Produtividade

Engenheiro Agrônomo Luciano Carmona (FLAR)

 

Rotação de Culturas 

Engenheiro Agrônomo Felipe Selau (pesquisador do IRGA)

 

 

Sobre o IRGA em São Sepé

O escritório atende os municípios de São Sepé e Vila Nova do Sul. É o 23° Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATE) e pertence à Coordenadoria Regional da Depressão Central juntamente com mais outros nove escritórios.

A função é realizar extensão rural e difusão de tecnologia para a cultura do arroz. Este trabalho é feito através de visitas de assistência técnica gratuita solicitada pelos produtores, visitas para o acompanhamento das lavouras nas diferentes localidades, realização de eventos técnicos, uso de áreas demonstrativas para reunir e divulgar tecnologia, organização de excursões para outros locais em eventos interessantes a atividade, visitas dos produtores ao escritório, consultas por telefone, entre outros.

“Além disto, realizamos a coleta de dados da lavoura de arroz anualmente dentro de nossa jurisdição. O IRGA disponibiliza também análise de solo gratuita bastando trazer a amostra que o escritório encaminha para o laboratório. O NATE de São Sepé é responsável ainda pelo processo de certificação de sementes de arroz da Cotrisel Ltda e Arrozeira Sepeense S/A”, salienta Araújo.

 

 

Guilherme Motta