Grupo Caami terá representantes na etapa inter-regional do Enart

0
121
Foto: reprodução

anuncios - materia


Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Grupo Caami participou no último final de semana da regional do Enart durante a 2ª etapa do Circuito de Rodeios Artísticos promovido pela 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), em Santa Maria. Concorrendo também na categoria Danças Tradicionais – Força B, o grupo não conseguiu se classificar para a próxima etapa que poderia dar uma vaga para a grande final do Enart que acontece em Santa Cruz do Sul em novembro.

Para a diretora do Caami, Fátima Wegner, todos os grupos eram de qualidade e o resultado foi decidido nos décimos, mas desta vez o grupo não conseguiu se classificar na dança. No evento de Santa Maria o Caami teve o destaque de dois representantes que conquistaram vaga na etapa inter-regional do Enart, que será realizada dias 27 e 28 de agosto, em Uruguaiana.

Pedro Elias conquistou o primeiro lugar na chula na etapa regional e agora segue em busca de uma vaga para a final do Enart. “Esse ano eu recomecei do zero, remontei toda a minha apresentação e estou muito focado em não desapontar todos os envolvidos que apostam em mim e em meu talento. O meu trabalho com esse objetivo vem desde o início do ano e por enquanto vem dando resultado, tendo ganho todos os rodeios que participei, inclusive a regional de sábado”, destaca.

Quem compartilha da mesma alegria é Vitória Loreto Pereira. Ela é namorada de Pedro Elias e obteve o 6º lugar na Declamação Adulta e estará também na inter-regional do Enart em Uruguaiana. “Eu decidi declamar em um rodeio artístico em São Gabriel no dia 1º de maio, onde estava acompanhando meu namorado e vi uma moça que declamava pelo CAAMI, a Bibiana Casanova. Na volta do rodeio eu e a coordenadora do grupo Caami viemos conversando, ela me apoiou na ideia e me deu espaço para declamar pelo grupo”, conta Vitória.

A jovem declamadora disse que nos dias 11 e 12 de junho São Sepé receberia um rodeio organizado pelo Caami. “Decidimos que eu participaria já para me habituar com o palco, para isso procurei a Bibiana, que foi muito simpática e aceitou me orientar. Fiz aulas com ela e declamei aqui. Como nós duas moramos longe e eu comecei a admirar muito o trabalho do Guilherme Marques, comecei a ter aula com ele para me preparar para a regional. Mas nunca perdi o contato com a Bibiana e ela sempre esteve presente nas minhas decisões e evoluções”, explica.

Para a etapa Regional realizada em Santa Maria, Vitória conta que já estava se preparando a um tempo, mas na véspera do dia de declamar acabou tento uma infecção no pulmão, junto com uma gripe. “Isso me deixou muito rouca, o que fez com que eu quase não marcasse presença no evento. Meio mal, mas com muito apoio (professores, pais, grupo, amigos) decidi ir e dar o meu melhor dentro das minhas limitações. Quando chegou a hora não sei ao certo o que aconteceu, só fiquei muito nervosa e consegui transformar esse nervosismo em emoção, o que valorizou a poesia”, detalha.

Esperançosa em obter um bom resultado em Uruguaiana, Vitória estará buscando uma vaga na final do Enart em Santa Cruz do Sul e representará, junto com o namorado Pedro, o Grupo Caami Folclore e Arte Nativa.

 

Reportagem: Bruno Garcia

 

Guilherme Motta