Furtos de hidrômetros crescem e causam prejuízos em São Sepé

0
100
Foto: divulgação/ilustração


 

Foto: divulgação/ilustração

O número de furtos de hidrômetros em imóveis de São Sepé têm crescido, causando indignação e prejuízo financeiro. Nas últimas semanas, os casos envolvendo esse tipo de ocorrência “explodiram”. Só nos últimos dias foram registrados 40 casos.

Conforme o gerente da Corsan, Diego Silveira, os casos começaram a se intensificar no mês de julho quando foram registradas quase 10 ocorrências em menos de uma semana, principalmente na região do Centro e Bairro Santo Antônio.

Entre o final de julho e início da agosto, as ocorrências pararam. Porém, no final de agosto os furtos de hidrômetros voltaram a se intensificar em São Sepé, principalmente no Bairro Rosa e parte do Centro quando foram oito ocorrências registradas. Um dos locais que teve o hidrômetro furtado foi a Unidade Básica de Saúde do Centro.

 

Boletim de ocorrência

Em caso de furto, é importante que a população registre ocorrência na polícia e comunique a Corsan. Infelizmente o furto não livra o morador de pagar por um novo equipamento, no entanto, o boletim de ocorrência ajuda na isenção da multa no período em que o consumidor ficou sem o hidrômetro. Além disso, o registro ajuda a polícia a concentrar esforços para tentar identificar os indivíduos e desenvolver ações de segurança.

“Toda vez que o usuário comunica, a gente busca atender o mais rápido possível, fazendo a instalação de um novo equipamento para que o imóvel não fique sem água. É importante que o usuário sempre registre ocorrência”, comenta o gerente.

Se algum consumidor flagrar a prática do furto, o caso deve ser imediatamente comunicado à Brigada Militar pelo fone 190. A maioria dos casos ocorre quando o hidrômetro está com acesso direto à rua, sem proteção, ou quando o pátio é aberto.

 

Prejuízos

Em alguns dos casos registrados, os criminosos danificam o quadro de medição e quebram estruturas, resultando em vazamentos. Em outras situações apenas o hidrômetro é furtado, o que já é um prejuízo para o usuário.

Além de ter o prejuízo com o furto do equipamento, o consumidor ainda terá que pagar pelo novo hidrômetro, já que a responsabilidade pela guarda do equipamento é do usuário, o que consta em contrato. O preço do equipamento varia de R$ 80,00 a R$ 110,00, dependendo do modelo.

A Corsan não sabe qual a finalidade dos hidrômetros furtados, já que os equipamentos não possuem material de valor financeiro. A companhia de saneamento destaca que está realizando um trabalho em conjunto com a polícia para identificar quem está por trás dessa prática.

“Às vezes deixamos de fazer algum outro serviço para estar atendendo esse tipo de ocorrência. Isso prejudica as pessoas, os nossos clientes e a Corsan”, comenta o gerente.