Obino

Estudantes se tornaram “vereadores por um dia” em Formigueiro


 

Inédita. Desta forma que ficou definida a noite de quinta-feira, 10, quando o plenário da Câmara de Vereadores de Formigueiro teve seus lugares ocupados por nove alunos da Escola Municipal Santa Rosa. Escolhidos pelos professores e orientados pelos funcionários do legislativo, os estudantes tiveram a oportunidade de serem vereadores por um dia.

Na oportunidade, cada um teve sua função definida por meio de consenso, onde foi acertada a mesa diretora. Nas mesas, que semanalmente os vereadores ocupam, lá estavam alunos que apresentaram demandas da comunidade escolar e do município. Cada um teve o espaço regimental da sessão ordinária para defender suas indicações, que ficaram pautadas em consertos de iluminação pública e reposição de postes, reparos em ruas e estrados do interior, podas de árvores, patrolamento, melhorias nas calçadas e também na escola Santa Rosa.

Os vereadores mirins também elaboraram e aprovaram um projeto de lei, denominando o prédio da secretaria de Educação, de Celso Schmidt Kessler, funcionário público falecido em 2006, que teve relevantes serviços prestados ao município.

Tanto as indicações, quanto a proposição tiveram supervisão da assessoria técnica da Câmara e da professora Sayonara Moreira. Durante um mês, os alunos participaram de reuniões e ensaios no plenário. Eles conheceram o funcionamento do legislativo e a tramitação das matérias.

O vereador Toninho Souza foi quem propôs, em agosto, o projeto da “Campanha Estudantil Vereador Por Um Dia”. Em seu discurso, lembrou que o futuro da política está nos jovens da cidade. “Quem sabe algum de vocês pode vir a ser vereador, hoje já estão tendo essa oportunidade única de vivenciar essa função”, ressaltou Toninho.

O presidente da Câmara, Thiago Weber, destacou a importância da sessão com os estudantes e agradeceu um a um, os pais e a direção da escola Santa Rosa. “É gratificante ver estes jovens participando desta plenária, parabéns por estarem aqui hoje”, disse o vereador.

O prefeito Jocelvio Cardoso acompanhou a sessão e ouviu atentamente os pedidos dos alunos. “Podem ter certeza que irei estudar todas as demandas que vocês apresentaram aqui e vamos fazer um esforço para colocá-las em prática”, disse ele.

Após a sessão, os estudantes receberam um certificado pela participação na 1ª Sessão Estudantil da Câmara. As informações são da Câmara de Formigueiro.

 

 

Comments are closed.