Enem 2019: confira as dicas para a prova de Literatura


 

 

O jornal O Sepeense, em parceria com Alquimia – Enem e Vestibulares, traz até você uma série de dicas para o Enem 2019 para te ajudar a fazer o melhor na hora da prova.

 

Confira as dicas de Literatura com a professora Josana

 

CULTURA: Tudo que é produzido pelo homem. Expressões de formas simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida. A cultura está enraizada no mundo que nos rodeia e é perceptível nos livros que lemos, na comida que comemos, na música que ouvimos ou mesmo na roupa que vestimos.

 

TRADIÇÃO: A palavra deriva do latim traditio que significa transmissão, algo que é transmitido do passado para o presente. Podemos, assim, retratar a tradição como um conjunto de crenças de um povo que são seguidas e partilhadas sucessivamente durante gerações.

 

ARTE: atividade criadora que expressa, de forma estética, sensações ou ideias. Aptidão ou habilidade para fazer alguma coisa consagrada à beleza, à estética, à expressividade. Capacidade que o homem tem de pôr em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria. A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir suas sensações ou sentimentos.

 

A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada, através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferente dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social. (Afrânio Coutinho)

 

 

 

Comments are closed.