Enem 2019: confira as dicas para a prova de Filosofia e Sociologia

0
116


 

 

O jornal O Sepeense, em parceria com Alquimia – Enem e Vestibulares, traz até você uma série de dicas para o Enem 2019 para te ajudar a fazer o melhor na hora da prova.

 

Confira as dicas de Filosofia e Sociologia com a professora Isis Zanardi

 

DISCIPLINA DE FILOSOFIA

Para a disciplina de Filosofia não esqueçam que o ENEM possui uma característica marcada por tratar principalmente de questões sobre teoria política. Para isso, tenham em mente: Teoria ética de Aristóteles, o pensamento político do período moderno (Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau).

Lembrem-se que o Enem nos últimos três anos manteve seu foco principalmente em três períodos da história da filosofia: Período Antigo, Período Moderno e Período Contemporâneo.

Ao que se refere ao período contemporâneo, o destaque principal é referente ao comportamento ético, ou seja, sobre a responsabilidade frente às ações do seres humanos, principalmente, pós Segunda Guerra Mundial. Assim, não esqueçam de Nietzsche, Habermas, Hans Jonas e sobre o Estado Liberal. Pode haver questões apresentando autores como Merleau-Ponty, Deleuze e demais autores contemporâneos, todavia, a problematização é sobre o contexto filosófico e histórico da filosofia.

 

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

As questões de sociologia tendem a serem apresentadas de modo contextualizado. Para isso, o foco principal é nos conceitos de: diversidade cultural; movimentos sociais; processo de globalização e desenvolvimento tecnológico (Indústria Cultural de Adorno e Horkheimer).

Outro ponto importante, refere-se aos teóricos clássicos, principalmente à discussões sobre trabalho e produção, poder, Estado e política. Nos últimos três anos, a maioria das questões foram referentes a movimentos sociais e trabalho e produção, se atentem. Além disso, não esqueçamos dos nossos sociólogos brasileiros, no qual a questão não necessariamente trará o nome dos autores, mas sim, conceitos trabalhados pelos mesmos.