Em tempos de pandemia, professor dá aulas pela internet em São Sepé

0
103
Fotos: divulgação


 

Fotos: divulgação

 

Em tempos de isolamento e distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus, as instituições de ensino estão fechadas. Com isso, as atividades que até então eram realizadas em sala de aula, passaram a ser desenvolvidas pela internet.

O professor Fernando Vasconcellos é um dos educadores que teve que se adaptar para que as demandas do ano letivo continuem sendo atendidas. A metodologia de atividades da disciplina de Química foi carinhosamente chamado por ele de “Química Isolada”.

As atividades interativas usando as redes sociais como instrumento de comunicação foram os primeiros caminhos escolhidos. Houve a criação de três grupos de estudantes (1, 2 e 3º anos) para troca de informações, materiais e orientações. Além disso, dúvidas são tiradas pelo atendimento usando um aplicativo de mensagens instantâneas, resolução de exercícios gravadas em vídeo e alguns plantões de revisão tira dúvidas sendo feitos por tele aula, por meio do recurso zoom meetings.

O professor promoveu a criação de uma campanha intitulada “Meu resumo de Química é capa”. Essa atividade exigia poder de síntese dos alunos em resumir os conteúdos vistos nas primeiras semanas de aula para transformá-los, de forma criativa e organizada, em capas de seus perfis do Facebook. Essa atividade contou com 153 capas publicadas e delas as cinco melhores criações feitas pelos estudantes foram premiadas no domingo de páscoa com chocolates – clique aqui para acessar.

Já a atividade “Tudo vai ficar bem!” adotou a metodologia da resolução de problemas por meio da temática Coronavírus, onde os estudantes resolvem uma história problema rica em conceitos aprendidos em sala de aula e pesquisas adicionais.

 

Lives pela rede social

Para não perder o contato com os estudantes e promover na rede social a disseminação do que se aprende na Química, alguns conteúdos tiveram oportunidade de serem debatidos e exemplificados por meio de transmissões ao vivo no Facebook – acesse aqui.

 

Desafio “Educação em Quarentena”

“Os desafios de alunos e professores na jornada de isolamento físico, época de aprender a aprender, trocando experiências.”A ideia desse desafio é promover o debate em torno da prática docente, conteúdos e formas de trabalho com os estudantes durante a quarentena.

A cada desafio, dois novos professores serão desafiados a criar uma live conjunta contando para gente como está sendo essa jornada. É importante lembrar que quanto mais diferentes forem suas realidades dentro do ensino, mais rico será esse diálogo. E claro, esses professores começarão a ter outros contatos e experiências.

“Para nossa live inicial meu convidado é o professor do Instituto de Química da UFRGS, Dr. Maurícius Selvero Pazinato”, comenta Vasconcellos – clique aqui para acessar o convite para a live. A transmissão será na quinta-feira, 30, às 20h, pelo Facebook.

O planejamento inclui nessa próxima etapa a análise de rótulos de produtos similares de marcas diferentes que eles tenham em casa para comparar o teor de sódio e a partir disso desenvolver atividades compatíveis com sua série. Criação de vídeo aulas para canais abertos aos públicos do Ensino Médio e ENEM (em fase de roteirização).

“Acho que é válido aproveitar esse momento para que a gente se reinvente e consigamos manter a qualidade do nosso trabalho, criando e adaptando atividades ao período de isolamento físico. É notório que há uma dificuldade muito grande frente a esse desafio, até porque fomos surpreendidos num curto intervalo de tempo, mas é mais evidente ainda a necessidade da criação de mais espaços para se discutir recursos digitais na educação com tantos recursos disponíveis”, ressalta o professor.

 

Tem uma ideia bacana e também quer compartilhar com a gente? Envie sua sugestão de pauta para o e-mail redacao@osepeense.com.