DNIT conclui içamento de vigas no viaduto do Castelinho, em Santa Maria

0
46
Foto: Ricardo Lopes/DNIT

cabeçalho_anuncio


Foto: Ricardo Lopes/DNIT
Foto: Ricardo Lopes/DNIT

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu nesta segunda-feira, 8, o içamento das vigas do novo viaduto do Castelinho localizado em Santa Maria. A Obra de Arte Especial faz parte do projeto de duplicação das BR-158 e BR-287, conhecido como Travessia Urbana e que está sendo executado pelos consórcios Continental/Sogel e Travessia.

Ao todo, 18 vigas foram lançadas desde o último sábado, 6. As estruturas de concreto medem entre 28 e 36 metros, pesando entre 40 e 50 toneladas. Para realização dos serviços, foram mobilizados dois guindastes automotivos, tendo cada um capacidade de carga de 200 toneladas, além de retroescavadeiras, equipes de sinalização e 31 operários.

Um plano de alteração no trânsito, elaborado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, possibilitou a execução dos trabalhos sem a necessidade de interromper totalmente o trânsito de veículos no trevo, que é considerado um dos principais do estado por ligar a rota entre a região da produção de grãos e o Porto do Rio Grande. O planejamento garantiu ainda segurança aos trabalhadores e para comunidade local. Nenhum incidente foi registrado durante toda operação.

De acordo com o Consórcio Continental/Sogel, a partir desta terça-feira, 9, será dado início ao trabalho de colocação das pré-lajes pré-moldadas, dando forma ao tabuleiro da pista localizada em cima do viaduto, que será um dos primeiros da Travessia Urbana a ser concluído.

 

Travessia Urbana de Santa Maria

A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158 e BR-287, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. É considerada a maior que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza nas últimas décadas na região Centro do Rio Grande do Sul. A Travessia Urbana modernizará o complexo viário do município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico.

 

 

* DNIT

 

Guilherme Motta